Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Rio+20 destaca erradicação da pobreza associada ao desenvolvimento sustentável

Surtiu efeito o alerta feito pela presidenta Dilma Rousseff em eventos internacionais e nas conversas com líderes políticos estrangeiros de que só há desenvolvimento sustentável com inclusão social e erradicação da pobreza.

 

A versão preliminar do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) destaca a necessidade de esforços conjuntos para erradicar a pobreza, mencionada nos seis capítulos, ao longo de 50 páginas.

O texto alerta que uma em cada cinco pessoas no mundo sofre com a falta de comida e que mais de 1 bilhão de pessoas vivem em extrema pobreza. Pelo menos 14% da população mundial, segundo o material preliminar, estão subnutridos. “Reconhecemos que a população mundial projetada para exceder 9 bilhões em 2050, sendo que cerca de dois terços vivem em cidades, precisamos aumentar nossos esforços para alcançar o desenvolvimento sustentável, em especial, a erradicação da pobreza e da fome”, diz o texto.
No documento, os negociadores advertem ainda que é fundamental assegurar a governança global e o Estado de Direito em níveis interno e externo. Segundo o texto, é essencial manter um ambiente favorável para garantir o desenvolvimento sustentável inclusivo.
“Reafirmamos que, para alcançar nossos objetivos de desenvolvimento sustentável, precisamos de instituições em todos os níveis que são eficazes, transparentes, responsáveis e democráticas”, diz.
A versão preliminar alerta sobre melhorias na redução da pobreza em algumas regiões, mas adverte: “o progresso tem sido desigual e o número de pessoas vivendo na pobreza em alguns países continua aumentando”. Segundo os negociadores, as mulheres e crianças são as principais vítimas da pobreza.
“Enfatizamos a necessidade de ampliar as oportunidades de emprego e renda para todos, especialmente, para mulheres e homens que vivem na pobreza. Apoiamos os esforços nacionais para proporcionar novas oportunidades de emprego para os pobres em áreas rurais e urbanas, incluindo o apoio às pequenas e médias empresas”, diz o texto.
Tags: decisões, documento, Medidas, MEIO AMBIENTE, rascunho, Rio, rio+20, sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento