Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

BM&FBovespa pode obrigar publicação de relatório de sustentabilidade

Por Juliana Ennes | Valor
RIO - A BM&FBovespa deverá exigir como pré-requisito de listagem de empresas a publicação constante de relatórios de sustentabilidade. A regra deve valer dentro de dois ou três anos, segundo o presidente da entidade, Edemir Pinto.

Ele disse ainda não estar definido o modelo, mas poderá ser um requisito para abertura de capital ou para a listagem em níveis de governança corporativa, como o Novo Mercado.
Edemir frisou, no entanto, que o objetivo é fazer com que a publicação, hoje realizada apenas por 20 empresas em todo o mercado brasileiro, seja uma regra definitiva, e não mais seja vista como “boas práticas” de governança.

Ele aproveitou também para criticar a postura da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central (BC) enquanto órgãos reguladores. Defende que sustentabilidade seja tratada como prioridade zero, que deve vir antes das demais.

“Quando eles estabelecem critérios de prioridade, sempre levam em consideração as questões das crises. Mas crise vai existir sempre, não existe mercado sem crise”, disse.
Edemir acredita que reguladores poderiam estar “mais alinhados” no sentido de transformar em lei ou instrução aquilo que eventualmente já é uma iniciativa do autorregulador. Para o presidente da bolsa, “a CVM tem instrumentos e tem forças” de fazer com que as empresas publiquem regularmente relatório de sustentabilidade.
(Juliana Ennes | Valor)


© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/rio20/2718378/bmfbovespa-pode-obrigar-publicacao-de-relatorio-de-sustentabilidade#ixzz1yB9bKZ2a

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento