Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Publicação aborda os 50 principais livros sobre sustentabilidade


Publicação aborda os 50 principais livros sobre sustentabilidade:
Créditos: Divulgação
O Instituto Jatobás e a Editora Peirópolis lançaram, no dia 12 de março de 2012, em São Paulo, a obra Os 50 Mais Importantes Livros em Sustentabilidade. Trata-se da versão em português do livro The Top 50 Sustainability Books, de Wayne Visser, que em 2008 iniciou o ambicioso projeto de identificar as obras mais influentes sobre sustentabilidade, de acordo com 3.000 líderes e ex-alunos do Cambridge Programme for Sustainability Leadership (CPSL - Programa de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge).

Além da sinopse de cada um dos 50 livros, a obra traz entrevistas, as biografias dos autores e a compilação de suas descobertas, em um texto bastante acessível. Entre os importantes pensadores mundiais presentes no livro, estão Aldo Leopold, Rachel Carson, Joseph Stiglitz, Herman Daly, Jeffrey Sachs, Buckminster Fuller e E.F. Schumacher.

No intuito de democratizar o acesso à publicação, das 6.000 cópias impressas, 4.000 serão distribuídas gratuitamente para entidades educacionais, organizações do terceiro setor e órgãos do poder público. As 2.000 restantes serão comercializadas a preço de custo (R$ 30,00), nas principais livrarias de todo Brasil e pelo site da Editora Peirópolis - www.editorapeiropolis.com.br.

A iniciativa faz parte da campanha do Instituto Jatobás "O Que é Sustentabilidade?", que visa contribuir para a difusão e discussão dos principais conceitos e práticas sobre o tema, aproximando-o das pessoas e promovendo a educação para a sustentabilidade.

Mais informações, no site www.institutojatobas.org.br/sustentabilidade.

FONTE

Instituto Ethos

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento