Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Rio + 20 deve ser catalisador de ações de desenvolvimento sustentável

Proposta faz parte de consenso regional expresso em encontro de cúpula da Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal, que se encerra nesta sexta-feira, em Santiago do Chile

Por Mônica Villela Grayley - Rádio ONU

Os países da América Latina e do Caribe esperam que a próxima Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU, batizada de Rio + 20, possa criar um novo momento na promoção de políticas ambientais. A declaração é parte de um documento divulgado no Encontro de Cúpula da Cepal sobre os preparativos da Rio + 20, que se encerra nesta sexta-feira, na sede do órgão, em Santiago do Chile. A conferência, marcada para junho no Rio de Janeiro, vai comemorar os 20 anos da ECO-92, realizada na mesma cidade.

Nesta entrevista à Rádio ONU, de Santiago do Chile, o subsecretário de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Itamaraty, Luiz Alberto Figueiredo, falou sobre as áreas de interesse da região na Rio + 20. “A questão da erradicação da pobreza, da inclusão e da participação da sociedade civil nestes temas de desenvolvimento sustentável. E também a visão de que a Rio + 20 não é uma reunião apenas ambiental. Ela é uma reunião de desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social”, afirmou. A reunião preparatória para a Rio + 20 está ocorrendo em todas as regiões do mundo. O encontro conta com a participação de especialistas da ONU, representantes de governo e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento