Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Pegada Ecológica das Nações

"...Ainda comparando, nos EUA, a pegada ecológica em 2003 representava 2, 819 bilhões de hectares globais, correspondendo a uma pegada ecológica per capita de 9,6 hectares globais, sendo que o limite de sua biocapacidade é de 4,7 hectares globais per capita, havendo, portanto, um déficit ecológico bem maior de 4,8 hectares globais per capita. Enquanto a Pegada Ecológica da Índia, país bem mais populoso, é calculada em 0,8 ha/pessoa, mas sua biocapacidade de 0,4 ha global/pessoa também é pequena, apresentando déficit de 0,4 ha/pessoa com balanço ambiental.

A tabela seguinte mostra um quadro comparativo da Pegada Ecológica no mundo e em alguns países selecionados, salientando que nos países mais afluentes a dimensão das áreas apropriadas é maior e está relacionada com o nível de consumo de cada um. Os três países que apresentam reserva ecológica, Rússia, Canadá e Brasil, devem-na mais a suas grandes área de biocapacidade que a sua Pegada Ecológica."
Acesse o estudo completo aqui


Pegada Ecológica

 Laercio Bruno Filho
Constantemente a mídia está nos trazendo informações sobre aquecimento global, esgotamento dos recursos naturais do planeta, vazamentos de óleo, desmatamento das florestas; violência social, escassez de alimentos e água. São cenas de um futuro preocupante.

Questões como preservação da vida e do planeta são de interesse coletivo e envolve o nosso futuro e o das próximas gerações. E por serem mais recentes e complexas não estamos habituados ainda a refletir e discutir sobre elas em nossas conversas habituais. Por enquanto.

Com o intuito de provocar a discussão e levar à reflexão vou sugerir um tema o qual vejo como um dos mais críticos e impactantes quando tratamos de preservação da vida no planeta e garantia de que existam recursos naturais para que as futuras gerações possam viver com qualidade de vida:  Pegada Ecológica

Alguns estudos recentes elaborados por credenciadas instituições apontam que já hoje a humanidade demanda 25% a mais do que pode produzir para sobreviver (wwf) dentro dos padrões atuais de consumo, e se as nações optarem pelos de consumo dos países industrializados ocidentais este numero aumenta, tornando o cenario mais critico ainda.

Para termos uma boa noção destes números gosto de citar este exemplo : “levamos 300 mil anos para chegarmos á uma população de 2,5 bilhões de pessoas em 1950. E de lá para os dias de hoje, nos tornamos mais de 6,7 bilhões de seres humanos, todos consumindo. Portanto em apenas 60 anos a população mundial mais que dobrou”.

Não é á toa que o planeta aqueceu.

Estamos falando de Pegada Ecológica, assim é conhecido o índice que aponta o desgaste do planeta para sustentar a demanda por bens e produtos da nossa civilização(para saber mais você pode procurar na web por Footprint ou no site www.wwf.org.br/pegadaecologica)

Á titulo de reflexão vamos considerar que apenas uma parte considerável da população do mundo chamado de “economicamente emergente”, representada por chineses, indianos e brasileiros desejem todos, por exemplo, possuir um automóvel, uma geladeira, um forno de microondas, ou viajar de avião, ou ainda comer carne. Expectativas legítimas que representam apenas alguns itens ordinários de consumo e conforto no mundo contemporâneo de poder aquisitivo mediano.

Observe os impactos ambientais que seriam gerados para atender esta demanda:

1-Aumento da necessidade de combustível fóssil. Desde a extração e refino para produzir combustível para operação dos veículos e aeronaves. Impacto: aumento das emissões de gases efeito estufa (gee) e por conseqüência do aquecimento global.

2- Crescimento da extração de minérios para fabricação do aço necessário para a manufatura dos bens. Impacto: aumento da degradação do solo,assoreamento de rios e lagos, desmatamento, crescimento do consumo de energia e maior emissão de gee além de outros poluentes na atmosfera e nos rios e oceanos.

3- Incremento na demanda de energia para operação dos equipamentos de produção de bens duráveis e de consumo. Impacto: crescimento das emissões de gases efeito estufa por conta do alagamento de novas áreas, hoje florestas, para produção de energia hidrológica adicional; aumento de resíduos tóxicos e possivelmente nucleares utilizados para geração.

4- Aumento da demanda em toda a cadeia da matéria -prima e insumos primários e secundários para a manufatura, transporte de pessoas, e logística para atender a demanda. Impacto: sobreexploração dos recursos naturais e maior exposição dos biomas ao risco de exaustão e extinção

5- Aumento na demanda por alimentos. Impacto: crescimento do desmatamento para atividade agropecuária, exaustão dos aqüíferos com métodos inadequados de irrigação e produção industrial.

O ato de preservar o planeta, e quem vive nele de forma digna garantindo recursos naturais,culturais,econômicos e sociais para assegurar a continuidade de vida para gerações futuras,passa sobretudo por uma profunda e extensa reavaliação de como nós da geração atual vivemos e consumimos aquilo que precisamos para o ” hoje” e como pretendemos que o façam no futuro.

Já mapeamos boa parte dos limites fronteiriços à sobrevivência da humanidade. Já sabemos quais são e onde estão.

Resta saber como iremos conviver e como vamos educar nossos filhos para que possam conviver de forma harmoniosa com tais limitações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento