Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Initial Early childhood education – an investment in a sustainable future of nations

É urgente perceber que o processo para o desenvolvimento sustentável reside na capacidade de nossas crianças e também em que nós, como adultos nos cabe reconhecê-los, entende-los e levá-los a sério. A convenção da ONU sobre os direitos da criança declara que “ as necessidades básicas da criança e oportunidades para atingir seu pleno potencial devem ser cumprida”. Apesar disso, pouca atenção tem sido dada pelas nações ou instituições para satisfazer tal necessidade e para fornecer acesso à educação para o desenvolvimento sustentável na primeira infância para todas as crianças. Adicionalmente nos acordos internacionais, tais como as Metas de Desenvolvimento do Milênio e Educação Para Todos, os mais jovens não tem recebido a merecida atenção.



Acesse o estudo  "TAKING CHILDREN SERIOUSLY - hOW THE eU CAN INVEST IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION FOR A SUSTAINABLE FUTURE" em sua íntegra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento