Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Agua na China - futuro de escassez.

Ana Conceição, da Agência Estado


NOVA YORK - A esperança da China de tornar-se autossuficiente na produção de alimentos esbarra na pressão cada vez maior sobre seu sistema hídrico. A falta de água limitará seu potencial de produção, informa o Wall Street Journal.



Especialistas advertem que as práticas de agricultura intensiva adotadas no país - dirigidas pelas tentativas do governo de contar a inflação dos alimentos - estão causando danos de longo prazo às reservas de água locais, deixando a meta de autossuficiência cada vez mais longe de alcançar.



"A China está tentando de tudo para ser autossuficiente em alimentos, mas haverá anos em que eles não atingirão essa meta", disse David Molden, vice diretor geral de pesquisa do Instituto Internacional de Gestão de Água (IWMI). Problemas já começam a ocorrer. Neste ano, o governo foi forçado a tomar uma medida sem precedente: liberar água do reservatório da barragem de Três Gargantas depois que a pior seca em 50 anos reduziu o fluxo em algumas partes do rio Yangtzé, o maior da Ásia, a apenas um curso d'água.



Em um relatório divulgado ontem em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU), o IWNI advertiu que esses problemas podem tornar-se cada vez mais comuns e disseminados, não só na China, mas também nos Estados Unidos e na Índia. O relatório estima que, hoje, 1,6 bilhão de pessoas vivem em áreas com escassez de água e esse número pode facilmente subir para 2 milhões.



A influência chinesa sobre os mercados de alimentos tem crescido de forma constante na medida em que o consumo de sua população aumenta. E não só isso. Cada vez mais os chineses adotam dietas ocidentalizadas, à medida que aderem à classe média. Neste ano o país tornou-se importador de milho pela primeira vez em 15 anos e as compras de açúcar devem aumentar pelo menos 50% na safra 2011/12, para 3 milhões de toneladas. As informações são da Dow Jones.







Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento