Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Viagem de ecoturismo e educação ambiental na Ilha do Cardoso,litoral paulista





De Cananéia, no extremo sul do litoral paulista, saem as escunas para o Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Os estudantes da Escola Guedes de Azevedo, de Bauru, no interior do estado, vão conhecer a região que tem a maior porção contínua de Mata Atlântica do país.

Entrevista com Rodrigo Aguiar/assistente técnico de visitação do Parque:

" Ela compreende desde Iguape até Paranaguá, no estado do Paraná. É formada por canais, lagoas, o próprio mar, muitos rios que descem a serra e as encostas e formam um ambiente propício para a reprodução de espécies marinhas. Então,as espécies vem para essa região para se reproduzir, ensinar os peixes filhotes a se alimentarem e quando adultos eles retornam para o mar. Isso faz com que seja uma das regiões mais importantes não só a nível de Brasil mas do Atlântico Sul".

De um lado, a Ilha Comprida, do outro a de Cananéia. Estes cercos artesanais de pesca são a "geladeira do caiçara". As comunidades não tem luz elétrica e mantém os peixes no cercado para garantir o frescor. Os pescadores atraem o habitante mais esperado pela garotada: o Boto Cinza ou Tucuxi, conhecido como Golfinho.

Passando a barra que dá acesso ao mar aberto vemos a Ilha do Cardoso. É o sobrenome dos primeiros habitantes, vindos de Portugal. Depois da criação do parque, em 1962, virou lei: só os moradores tradicionais podem viver aqui. Hoje a ilha tem cerca de 400 habitantes, em seis povoados. Os Sambaquis são amontoados de conchas e outros restos de material orgânico deixados pelos homens da pré história. Em meio a tanta beleza as três horas para chegar ao núcleo Marujá voam.

A Ilha do Cardoso é muito procurada por estudantes porque 90% da área dela está coberta por vegetação nativa em ótimo estado de conservação. Uma das preocupações dos monitores ambientais que acompanham esses estudantes é mostrar que a Mata Atlântica, dos biomas mais ameaçados de extinçãoe mais ricos em biodiversidade do mundo, não é composto só dessas árvores altas que cobrem as encostas. Existem outros ecossistemas com características bem distinta.

São 2 quilômetros até o Costão Rochoso. Tem muita vida nestas rochas.

Entrevista com Nany de Jesus/monitora ambiental:

" Aqui na parte baixa da rocha, na parte inferior, a gente encontra algas, algas marinhas. Aqui na parte inferior tem uma faixa de ostras e um pouco mais acima a gente vai encontrar o mexilão e as cracas. Tanto a ostra quanto o mexilhão são filtradores. A maré invade essa área a cada seis horas, cobrindo essa rocha. E aí os animais vão filtrar para poder tirar o alimento deles".

Na Restinga, o solo arenoso não deixa as árvores crescerem muito. As pequenas flores são lindas e há riqueza em plantas medicinais. Esta é a Erva Baleeira, antiinflamatória que virou pomada para tratar contusões. A Orelha de Gato é coagulante e cicatrizante. Uma passagem pela Mata de Restinga, entre os Araçás e chegamos ao Manguezal, onde os estudantes sentem o que é andar no terreno lodoso.

Autor:
Editora-Chefe:Vera Diegoli. Reportagem:Cláudia Tavares. Reedição:Mariene Pádua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento