Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Impacto climático ameaça futuro do biodiesel na União Europeia

Por clipping
A indústria de biodiesel da Europa, de 13 bilhões de dólares (R$ 20,3 bilhões), pode ser abalada pelos planos da União Europeia de controlar os efeitos colaterais da produção de biocombustíveis, depois que estudos mostraram poucos benefícios climáticos, segundo mostram quatro documentos obtidos pela Reuters.

A União Europeia vem criticando há dois anos a extensão dos danos indiretos provocados ao meio ambiente ao se estabelecer metas de aumento da mistura de biocombustível a 10% para todos os combustíveis até 2020, e está bem próxima de decidir sobre o assunto.

“Os efeitos da mudança no uso da terra fazem quase metade dos ganhos esperados na troca do combustível fóssil para renovável desaparecer”, apontou um dos relatórios obtidos.

“Isso pode ter implicações significativas para a existência da indústria de biodiesel da União Europeia”, acrescentou este relatório. “A viabilidade dos investimentos existentes pode ser afetada no longo prazo, uma vez que a disponibilidade de fornecimento de biodiesel seria extremamente reduzida”. (Fonte: Portal iG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento