Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Cariocas começam a usar diesel de cana em transporte urbano

Durante um ano, veículos pesados serão utilizados para serem apresentados no Rio+20


por Globo Rural On-line

A chegada do diesel produzido a partir de cana-de-açúcar às principais metrópoles brasileiras, ainda de que forma experimental, é um sinal de que este tipo de combustível poderá conquistar uma importante fatia no transporte público. A avaliação foi feita pelo consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Alfred Szwarc, após o anúncio de mais um acordo de fornecimento de diesel de cana pela Amyris do Brasil para testes em uma frota de 20 ônibus urbanos na cidade do Rio de Janeiro.

Uma semana antes, a empresa já havia anunciado um acordo similar envolvendo 160 ônibus na cidade de São Paulo. “A iniciativa reduz as emissões e abre novas possibilidades no mercado de combustíveis para veículos pesados. O uso do novo diesel contribui para a redução dos gases causadores do efeito estufa e diminui a emissão de poluentes locais, especialmente o material particulado, resultando em uma opção energética mais limpa,” diz Szwarc.

Rio+20

No Rio de Janeiro, o diesel produzido a partir da cana será misturado ao diesel convencional, de petróleo, na proporção de 30%, para abastecer ônibus da marca Mercedes-Benz da Viação Saens Penna. A Federação de Transportes do Rio de Janeiro utilizará os testes na frota para avaliar o desempenho do motor e os benefícios ambientais do combustível renovável da Amyris. Os resultados serão apresentados na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada na cidade em junho de 2012.

“O governo do Rio de Janeiro e as autoridades ligadas ao transporte público estão empenhados em dar o exemplo no combate às alterações climáticas. E a Amyris – juntamente com a Mercedes-Benz, Petrobrás, Michelin e BNDES – desempenham um papel na resposta às necessidades do Rio em relação ao transporte,” afirmou Paulo Diniz, presidente da Amyris Brasil. Segundo ele, a empresa está “pronta para atender à crescente demanda por combustíveis derivados de cana no Rio de Janeiro, cidade que se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016″.

Liderança de São Paulo

Com o anúncio da Amyris na semana anterior, São Paulo se tornou a primeira cidade a utilizar o diesel de cana em sua frota em maior escala. Antes disso, em 2009 e 2010, testes com o combustível foram realizados na capital paulista em três ônibus urbanos. A iniciativa contribui para atender o Plano Diretor paulistano, que prevê a substituição de todo o combustível fóssil utilizado no transporte urbano por opções renováveis até 2018.

“A experiência bem sucedida da cidade de São Paulo começa a ser replicada em outras cidades, agora com o apelo das Olimpíadas e da Copa do Mundo. É muito importante que este processo avance em todo o Brasil,” conclui Szwarc

Fonte: Revista Globo Rural Online

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