Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Paulo Nogueira Neto luta para a lei proteger a Natureza

Roseli Ribeiro - 05/06/11 - 7:58

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Observatório Eco tem a oportunidade de entrevistar Paulo Nogueira Neto, reconhecido como o primeiro ambientalista brasileiro, que com 89 anos não poupou esforços para ir à Brasília e conversar com a presidente Dilma Rousseff, junto levou todos os ex-ministros do Meio Ambiente, para impedir a votação do projeto de reforma do Código Florestal na Câmara Federal. O apelo não surtiu o efeito esperado. E ele permanece na luta.

Em entrevista ao Observatório Eco, Paulo Nogueira Neto afirma que “a luta por um bom Código Florestal é de todos”. Formado pela USP (Universidade de São Paulo) em História Natural, na Faculdade de Filosofia e Letras da USP em 1959, realizou suas pesquisas sobre o comportamento das abelhas indígenas sem ferrão (Meliponinae). Defendeu Tese de Doutaramento em 1963, sobre a arquitetura dos ninhos dessas abelhas. Sua Tese de Livre-docência (1980) foi sobre o comportamento de pombas e psitacídeos silvestres.

Na USP desenvolveu a carreira como professor e obteve o título de Professor Titular de Ecologia em 1988. Foi também um dos fundadores do Departamento de Ecologia Geral, no Instituto de Biocências da USP.

Antes porém, em 1945, Paulo Nogueira Neto se formou em Direito pela Universidade do Largo São Francisco e revela em seu recente livro “Uma trajetória ambientalista – Diário de Paulo Nogueira-Neto”, da editora Empresa das Artes, que almoça mensalmente com os antigos colegas das arcadas e que usa sua carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Além disso, foi também da época de estudante de Direito em 1944 que começou a estudar as abelhas indígenas nativas sem ferrão.

Para o ambientalista, a defesa do meio ambiente significa a defesa da vida humana, das boas condições de vida, a proteção das florestas e principalmente a possibilidade de existência de uma “civilização que respeite a Natureza” e nos permita “uma vida razoável no Planeta”.

Direito ambiental

Em 1974 ele se tornou o primeiro secretário federal da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente), sua atuação originou a criação do Ibama e permitiu que a secretaria se transformasse no Ministério do Meio Ambiente, graças a sua influência também foi constituído o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), ao qual ele se dedica até hoje.

Ele conta que seu conhecimento jurídico foi útil na época em que trabalhava com os parlamentares na formação das normas do Direito Ambiental. O ambientalista se orgulha de sua formação jurídica e ecológica e diz que é um exemplo de que os dois lados podem caminhar bem. “Tive a oportunidade de participar de toda a luta para que o meio ambiente fosse protegido também dentro da nossa estrutura jurídica”. E completa, “mas precisamos que a legislação, e os outros instrumentos jurídicos também cooperem para que a Natureza seja realmente protegida de fato, coisa que nem sempre ocorre”, alerta.

Paulo Nogueira Neto, um apaixonado por abelhas, ainda irá polinizar com seu exemplo mentes, corações e leis mais favoráveis ao Meio Ambiente.



Baixe o livro " Uma Trajetória Ambientalista" de Paulo Nogueira Neto aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento