Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Vaticano alerta para perigos das alterações climáticas....ao Sermão será bem diferente em breve...

Publicado em 11 de May de 2011. Tags: Alterações Climáticas, mudança de mentalidades, vaticano

Pela primeira vez, o Vaticano publicou um relatório que alerta para o perigo das alterações climáticas, avisando que é preciso tomar atitudes globais urgentes. “Os humanos têm que tomar acções decisivas para evitar a crise que está para vir”.

O relatório, denominado “Fate of Moutain Glaciers in the Anthropocene”, foi lançado pela Academia Pontífice da Ciência e trabalhado em conjunto com vários climatologistas, entre os quais Rajendra Pachauri, presidente do IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas).

“Apelamos a todas as pessoas de todas as nações para reconhecerem os impactos sérios e potencialmente irreversíveis do aquecimento central causado pelas emissões antropogénicas de gases com efeitos de estufa e outros poluidores, e por mudanças nas florestas, zonas húmidas, pradarias e outros tipos de terras”, pode ler-se no relatório.

E mais: “Apelamos a todas as nações para desenvolverem e implementarem, sem atrasos, políticas efectivas e justas para reduzir as causas e impactos das alterações climáticas nas comunidades e ecossistemas, incluindo glaciares nas montanhas e as suas divisões de água, tendo sempre em conta que vivemos na mesma casa”.

Finalmente, o relatório faz três recomendações: em primeiro lugar, apelou à redução imediata das emissões de CO2 em todo o mundo; em segundo, à redução da concentração de poluidores de ar que contribuem para o aquecimento global em 50%; e, em terceiro lugar, para nos prepararmos para as alterações climáticas que a sociedade já não poderá mitigar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento