Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Emprego e oferta qualificada de Mão de Obra no Brasil: 2011 // IPEA

A expansão econômica esperada para o ano de 2011, um pouco abaixo da verificada no ano passado, tende a afetar positivamente o comportamento do mercado de trabalho brasileiro. Os sinais de escassez de mão de obra qualificada e com experiência profissional deverão continuar se manifestando, cada vez em maior escala, especialmente em setores econômicos específicos e em determinadas localidades do país.

Mesmo assim, o Brasil deverá seguir com significativo excedente de força de trabalho, longe ainda do que se poderia esperar como pleno emprego global da mão de obra. Isso porque o país deverá registrar uma demanda potencial de mão de obra equivalente a 21 milhões de ocupações frente à disponibilidade geral de cerca de 28,2 milhões de trabalhadores. Como a totalidade da força de trabalho disponível não possui, infelizmente, a mesmas condições de competir no mercado nacional de trabalho escasso em ocupações para todos, destaca‐se que da estimativa de 28,2 milhões de trabalhadores disponíveis em 2011, sejam 22,1 milhões de pessoas com qualificação e experiência profissional.

Posto isso, considera‐se também que o Brasil deverá apresentar um excedente projetado de um milhão de trabalhadores qualificados e com experiência profissional.

Somente o estado do Maranhão poderá registrar déficit global de mão de obra qualificada, assim como o setor industrial neste ano de 2011, pois as demais unidades da federação e setores de atividade econômica deverão apresentar excesso agregado de trabalhadores qualificados e com experiência profissional.

Por outro lado, todos os estados da federação, salvo Bahia e Mato Grosso do Sul,tendem a oferecer algum setor econômico com problemas de contratação de trabalhadores qualificados. Somente a região Nordeste poderá não deter problemas graves de mão de obra qualificada e com experiência profissional em 2011

Acesse o estudo aqui mesmo no blog, na coluna ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento