Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Apocalipse tem nome: aquecimento global

Da Redação - 12/01/10 - 20:03

“A mera redução da queima de combustíveis fósseis, do uso de energia e da destruição de florestas naturais não será uma resposta suficiente ao aquecimento global”, afirma James Lovelock em seu novo livro, Gaia: alerta final, que acaba de ser lançado no Brasil pela Editora Intrínseca.

Lovelock é um dos pais do movimento verde, cientista celebrado pelas conclusões precisas sobre o meio ambiente e as ameaças à Terra desde os anos 1960, o primeiro a constatar o acúmulo de CFCs e de outros gases causadores do efeito estufa no ar.

Se sua obra anterior, A vingança de Gaia, conforme declarou, foi “um apelo para despertar a humanidade”, Gaia: alerta final apresenta um tom mais político, em que Lovelock faz uso de fartos dados científicos para rechaçar os consensos brandos dos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU e adverte que os problemas ambientais do século XXI são ainda mais ameaçadores que aquilo que se divulga.

As calotas polares estão derretendo com muita rapidez, e a escassez de água e os desastres naturais se tornaram mais comuns que em qualquer outra época da história recente. Por isso as civilizações de muitos países estarão em perigo, e a vida, tal como conhecemos, corre sérios riscos.

Além disso, quase todas as previsões já feitas para a velocidade das mudanças climáticas se basearam em estimativas que, segundo revelam agora observadores profissionais, estavam abaixo da verdadeira rapidez e dos impactos dessas mudanças.

Continuamos obcecados pelas ideias “verdes” convencionais que, acreditamos, irão salvar nosso mundo. Mas Lovelock argumenta que somente a Teoria de Gaia, concebida por ele há mais de quarenta anos, poderá de fato nos ajudar a entender esta crise. A Terra abriga pessoas e animais em excesso – essa é a raiz do problema.

Nesse livro, Lovelock explica o que poderia ser feito para amenizar os problemas gerados pela mudança climática, mas considera improvável que adotemos essas soluções. Isso incluiria, entre outras medidas, reduzir a população, mudar a maneira de produzir alimentos e aplicar soluções de geoengenharia para desacelerar o aquecimento global, e assim tornar habitáveis novos espaços em alguns continentes.

“Nosso desejo de manter as coisas como estão provavelmente nos impedirá de nos salvarmos”, alerta. Difícil imaginar uma mensagem mais importante para a humanidade. Esse é seu último aviso.


Sobre o Autor
James Lovelock, 90 anos, será passageiro da viagem espacial que inaugura a companhia Virgin Galactic, de Richard Branson, prevista para 2010. Considerado pela revista Prospect um dos cem maiores intelectuais do mundo em 2005, detém, entre outros, o título de Companion of Honour, conferido pela rainha Elizabeth II. Criador da Teoria de Gaia, é autor de Gaia: A New Look at Life on Earth, As eras de Gaia, Gaia: cura para um planeta doente, A vingança de Gaia (publicado pela Intrínseca) e da autobiografia Homage to Gaia. Nasceu em 1919, em Letchworth, na Inglaterra. Com formação em química, medicina e biofísica, inventou instrumentos científicos utilizados pela Nasa para a análise de atmosferas extraterrestres e de planetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento