Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Ipea divulga estudo sobre Biodiversidade

Série abordará ainda políticas públicas de meio ambiente, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), comércio internacional e direito ambiental

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou nesta quinta-feira, 17, às 10 horas, o Comunicado do Ipea n° 78: Biodiversidade. Parte da série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro, o estudo apresenta questões como o conhecimento sobre a diversidade de espécies no Brasil, animais ameaçados de extinção, desmatamento na Amazônia, Unidades de Conservação, entre outros.

O Comunicado n° 78 foi apresentado no auditório do Ipea em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES, subsolo). Os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea Nilo Saccaro, João Paulo Viana e Julio Cesar Roma fizeram a apresentação do comunicado. Durante a entrevista coletiva, transmitida on-line para todo o Brasil, jornalistas tiveram suas perguntas respondidas pelos pesquisadores.

Série
O Comunicado faz parte de um conjunto amplo de estudos sobre o que tem sido chamado, dentro da instituição, de Eixos do Desenvolvimento Brasileiro: Inserção internacional soberana; Macroeconomia para o desenvolvimento; Fortalecimento do Estado, das instituições e da Democracia; Infraestrutura econômica, social e urbana; Estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; Proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e Sustentabilidade ambiental.

O Comunicado do Ipea nº 78, encontra-se dividido em duas partes: Genes e Espécies e Biomas Brasileiros. Na primeira parte exploram-se questões como o estado de conservação da flora e fauna brasileiras, a conservação do patrimônio genético do Brasil e o nível de conhecimento sobre o número de espécies no país. Na segunda parte são abordados seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa e a Zona Costeira que tem sido mencionada como o sétimo bioma brasileiro.

A série Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano faz uma análise de diversos setores relacionados ao meio ambiente no Brasil. E busca servir como uma sistematização e reflexão sobre os desafios e oportunidades do tema meio ambiente, de forma a fornecer ao Brasil o conhecimento crítico necessário à tomada de posição frente aos desafios da sustentabilidade ambiental.

Comunicados
O livro Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano, cujos capítulos deram origem aos comunicados da série, contém outros 14 capítulos sobre temas relacionados ao meio ambiente no Brasil.

Dentro da série, ainda serão divulgados comunicados sobre comércio internacional, políticas públicas de meio ambiente, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), direito ambiental, emprego verde e sustentabilidade na construção civil.


Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 78: Genes e Espécies e Biomas Brasileiros


Veja os gráficos da apresentação do Comunicado do Ipea nº 78

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento