Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Trabalho escravo: mais 88 empresas são incluídas na lista suja

O GLOBO - Publicada em 04/01/2011 às 00h22m
Cássia Almeida
RIO - A lista suja do trabalho escravo terminou 2010 com mais 88 empregadores incluídos , na maior entrada de empresas desde que a lista começou a ser divulgada em novembro de 2003, informou nesta segunda-feira o Ministério do Trabalho. São atualmente 220 firmas que fazem parte do rol dos que mantêm seus funcionários em situação análoga à de trabalho escravo, seja por servidão por dívida, seja por trabalho degradante.

No ano passado, 2.327 trabalhadores foram libertados em 245 empresas diferentes. Segundo Marcelo Campos, assessor da Secretaria de Inspeção do Trabalho do ministério, o número maior de empresas incluídas dessa vez se deve ao aumento das inspeções em anos anteriores:

- O processo administrativo que pode culminar com a entrada do nome do empregador na lista dura cerca de dois anos, desde o flagrante até serem analisados todos os recursos da defesa. Nos últimos quatro anos, houve mais inspeções.

Em 2008 e 2009, foram mais de 600 estabelecimentos visitados. No ano passado, a fiscalização chegou a 245 estabelecimentos. Segundo Campos, a tendência é aumentar ainda mais a inclusão nas próximas atualizações, que acontecem de seis em seis meses. Quando a lista começou a ser publicada, em 2003, havia apenas 52 nomes.

Agronegócio, construtoras e siderúrgicas na lista
Outra característica diferente nessa lista foi a abrangência geográfica e de atividades econômicas. Houve flagrantes de desrespeito às condições mínimas de trabalho em 14 estados brasileiros, tirando a concentração dos estados da Amazônia Legal, para onde avança a fronteira agrícola brasileira. As regiões Norte e Centro-Oeste continuam liderando as inclusões, que foram respectivamente 28 e 24. O estado do Pará aparece na dianteira isolada, com 24 casos. Em seguida, vem Mato Grosso, com 10 ocorrências. Mato Grosso do Sul teve nove registros e Santa Catarina, 7.

Segundo Leonardo Sakamoto, coordenador da Organização Não Governamental Repórter Brasil e representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, o que chamou a atenção na nova lista foi a quantidade de setores nos quais foram flagrados situações degradantes:

- Práticas ultrapassadas de fazer negócio sempre existiram em todo o país. Com o aumento da fiscalização, isso ficou mais claro.

Além dos já tradicionais frequentadores da lista, como pecuária, carvoaria, sucroalcooleiro e soja, entraram na rol fazendas de milho, cebola, tomate, café, erva-mate, algodão e pinhão-manso, que é usado para fazer biodiesel. Até empresas de extrativismo e de reflorestamento entraram na lista. Outra novidade foi a inclusão de construtoras e de siderúrgicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento