Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Saúde dos moradores das metrópoles é foco de livro sobre meio ambiente

A obra propõe outra perspectiva para o assunto, colocando o homem e a saúde humana no centro do debate sobre o meio ambiente urbano.
Pela primeira vez na história há mais pessoas vivendo em cidades do que em zonas rurais. O local em que vivemos afeta nossa saúde e as oportunidades que temos para desfrutar uma vida plena, em todo o seu potencial. Há, porém, um aspecto da relação cidade e meio ambiente raramente abordado: a qualidade de vida e a saúde dos moradores das cidades. O ser humano é o ponto fundamental e esquecido da questão ambiental nas grandes metrópoles.

Para debater e escrever sobre as questões ambientais urbanas e seus efeitos sobre a saúde, o Instituto Saúde e Sustentabilidade reuniu 37 professores, pesquisadores e profissionais renomados, de diversas especialidades. O resultado está no livro Meio Ambiente e Saúde: o Desafio das Metrópoles, coordenado por Paulo Hilário Nascimento Saldiva, professor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em poluição ambiental.

A obra propõe um novo olhar sobre o assunto, colocando o homem e a saúde humana no centro do debate sobre o meio ambiente urbano. O panorama abordado é a Região Metropolitana de São Paulo e o foco são os agravos para a saúde dos seus habitantes a partir do universo das questões ambientais da cidade.

Além de informar, o livro pretende ser um instrumento de consulta para os mais diversos setores da sociedade, propiciando discussões sérias que culminem em resultados efetivos para a melhoria da saúde dos habitantes das cidades. São dez capítulos em que se discutem questões como habitação, saneamento, mobilidade urbana, ruído, poluição do ar, mudanças climáticas e congestionamentos, caracterizando-as como novos desafios para a saúde que vão muito além do próprio setor da saúde e exigem uma ação multidisciplinar e em várias esferas governamentais.

Entre os autores que contribuíram para esta obra estão Alfred Szwarc, ex-diretor da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Emília Wanda Rutkowski, pesquisadora em saneamento e gestão ambiental da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ermínia Maricato, do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e Helena Ribeiro, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP).

O livro custa R$ 38,60 e está disponível para venda no site do Instituto Saúde e Sustentabilidade, onde é possível obter mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento