Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Instituto Butantan faz reflorestamento em 46 mil árvores

São Paulo foi a capital escolhida pelo projeto, que irá restaurar 27 hectares da Mata Atlântica, onde servirão para produção de soros para o instituto
Da Redação
05/01/2011 - O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, já começou a recuperar uma área de 27 hectares da Mata Atlântica Paulista. O reflorestamento da Fazenda São Joaquim, em Araçariguama, na região de Sorocaba, começou no mês passado. O projeto prevê o plantio de 46 mil mudas de árvores e servirá como compensação ambiental de obras realizadas pela Via Oeste. Ainda é previsto o tratamento do solo da fazenda, a restauração de um espaço que servirá de alojamento para veterinários e a construção de três piquetes com todas as especificações ambientais legais.

A ação é fruto de parceria entre o instituto, a ONG Pé de Planta e a Concessionária CCR Via Oeste. A fazenda abriga os cavalos utilizados no processo de produção de soros do Instituto Butantan.

Para José Roberto Marcelino, diretor do serviço de imunologia do Instituto Butantan, o objetivo principal deste projeto foi o de compensação ambiental. “A área aprovada para o plantio estava descontinuada, desta forma verificamos que com o plantio destas árvores estaríamos aumentando a nossa área de reserva ambiental”, comenta. O diretor também sinaliza que o projeto proporciona educação ambiental para crianças da fazenda e região e gera empregos diretos. “O viveiro foi montado dentro da Fazenda São Joaquim, o que possibilita a contratação de moradores da fazenda e cidades próximas”, conclui.

Celulose Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento