Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Nações da zona do euro querem negociar créditos de carbono com detentores de florestas

Publicada em 06/12/2010 às 23h50m
Liana Melo, enviada especial

CANCÚN, México - A Comissária da União Europeia para Mudanças Climáticas, Connie Hedegaard, anunciou nesta segunda-feira, em Cancún, onde está ocorrendo a Conferência do Clima, que os países da zona do euro vão esperar o fim da COP-16 para negociar créditos de carbono com os países que têm florestas tropicais, como é o caso do Brasil. A declaração foi feita durante o evento Green Solutions, que reúne executivos de empresas para discutir tecnologias verdes para uma economia de baixo carbono. O evento ocorre paralelamente à conferência, realizada no Hotel Moon Palace, a 30 quilômetros dali.

A redução das taxas de desmatamento no Brasil, disse ela, está "encorajando" os países da Europa a negociar com o Brasil:

- Estamos dispostos a colaborar. Esta sinalização dada pelo governo brasileiro facilita o diálogo - disse ela.



O último dado divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicou que o desmatamento na Amazônia Legal, que abrange nove estados, caiu 13,6% no período 2009/2010. O Inpe divulgou os últimos resultados com base nos dados de 93 imagens captadas por satélites. Foi o menor resultado verificado desde 1988.

Definir um preço para manter a floresta em pé é um dos temas em discussão na COP-16 e que, segundo especialistas, tem tudo para ser aprovado, enquanto outros temas estão sendo colocados em banho-maria. O Redd, sigla que significa redução de emissões pelo desmatamento e degradação, é um dos assuntos de interesse do Brasil e pode vir a ser aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento