Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

COP 16: Soluções tecnológicas e de eficiência energética para a sustentabilidade no mundo

Mariana Laun
Tecnologias inovadoras podem reduzir emissões de carbono e ajudar o desenvolvimento socioeconômico dos países da América Latina

Durante o evento da Ericsson, no COP 16, foram discutidas e apresentadas soluções de eficiencia energética para redes de telecomunicações e para a sociedade em geral

Atualmente, o setor de TIC é responsável por 2% das emissões de carbono no mundo e tem o potencial de contribuir para reduzir as emissões de diferentes setores que emitem os outros 98% de CO2

A Ericsson (NASDAQ:ERIC) promoveu dois eventos paralelos durante a 16ª Conferência sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, a mesa redonda Technology for Good e um painel sobre Eficiência Energética nas Redes de Telecom e na Sociedade. Os dois eventos aconteceram em Cancún e reuniram políticos, empresários e executivos de diferentes indústrias e especialistas de todo o mundo em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).


A mesa redonda, Technology for Good, teve como objetivo compartilhar experiências e discutir como a tecnologia pode ajudar a resolver os desafios regionais e globais de sustentabilidade, por meio de soluções inovadoras que apoiem a diminuição das emissões de carbono e o desenvolvimento socioeconômico dos países. No caso da redução das emissões, foram apresentados cases de sucesso de soluções de mobile health e mobile learning, que ajudam a diminuir o deslocamento das pessoas. Na área de desenvolvimento, foram apresentados projetos de banda larga móvel na região e como a conectividade está mudando para melhorar a vida das pessoas.

A discussão foi liderada por Sergio Quiroga, presidente da Ericsson na América Latina e Caribe, e contou com a participação de Elaine Weidman, vice-presidente global de Sustentabilidade da Ericsson; John McArthur, CEO da Millennium Promise; Luis Guggenberger, responsável por Responsabilidade Sócio-Ambiental e Sustentabilidade na Vivo; Marco Galván, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Investimentos da Telmex; Tomas Sanabria, presidente da Telesalud Venezuela; Gonzalo Veas, gerente de Engenharia da Entel Chile; e Ignacio Campino, executivo da Deutsche Telekom.

Sergio Quiroga, da Ericsson, comentou que: “A indústria de Tecnologia da Informação e da Comunicação é fundamental para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável tanto nos âmbitos de meio ambiente e social quanto econômico. A banda larga ocupará o espaço das estradas, avenidas e ruas reais. Produtos serão transformados em serviços, que transitarão facilmente pelas redes. Informações fundamentais chegarão às comunidades mais isoladas do mundo e transformarão a vida das pessoas para melhor. Definitivamente, o caminho para um mundo mais sustentável está dentro das redes de TIC”.

Durante sua apresentação, Elaine Weidman destacou: “Hoje em dia, existem mais de 500 milhões de assinaturas de banda larga fixa e móvel no mundo e mais de dois bilhões de pessoas na internet.”

“A infraestrutura está pronta e é o meio para criar uma conexão com os consumidores e com a sociedade, onde a comunicação, as redes, a digitalização e a interatividade são o ponto de partida. Alcançamos um nível muito alto de conectividade e adoção tecnológica; esses fatores continuarão crescendo”, explica Elaine Weidman, durante a mesa redonda Technology for Good.

John McArthur, ao longo de sua apresentação, assegurou que “a indústria de tecnologia da informação e comunicação está colaborando com a tarefa social de ajudar as pessoas. Falamos de revolução tecnológica como plataforma de novos serviços que fomentam o desenvolvimento social como educação e saúde móveis. É preciso se conectar para aprender; a tecnologia liderará essa mudança”.


Painel: Eficiência Energética nas Redes de Telecom e na Sociedade

O painel teve como objetivo discutir como a indústria de TIC pode aumentar a eficiência energética das redes de Telecom e da sociedade como um todo. Ao longo do painel, várias soluções de eficiência energética foram apresentadas ao público. Entre elas, a nova solução de otimização de energia desenvolvida pela Ericsson para operadoras e uma nova metodologia de eficiência energética desenvolvida pela GSM Association.

Liderado por Elaine Weidman, vice-presidente global de sustentabilidade da Ericsson, o painel contou com a presença de Dennis Pamlin, diretor da Low Carbon Leaders for Transformative Solutions; Yvla Jading, pesquisadora master da Ericsson Research; Gabriel Solomon, vice-presidente sênior da GSMA; Sylvia Guzman, diretora de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas da Telefônica; Hosam Sherif, diretor de Programas para Serviços de Consultoria em Meio Ambiente e Sustentabilidade da Ericsson; e Carla Belitardo, diretora de desenvolvimento de mercado e sustentabilidade da Ericsson para a América Latina.



Carla Belitardo, da Ericsson, adiciona: “A Ericsson está comprometida em aumentar constantemente a eficiência energética em tudo o que faz, desde a fase de desenvolvimento de nossos produtos até a prestação de consultoria aos clientes e parceiros sobre como reduzir o consumo de energia das suas redes existentes e das suas futuras instalações. Estamos liderando a indústria de TIC para gerar cada vez mais eficiência energética em nosso setor e também disseminar essa atitude para as outras indústrias e para toda a sociedade”.



A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações. Liderando o mercado de tecnologias móveis em 2G, 3G, 4G e serviços gerenciados, a Ericsson fornece serviços de comunicação e gestão de redes, atendendo às necessidades de mais de 2 bilhões de usuários. O portfólio da empresa engloba infraestrutura para redes fixas e móveis, serviços de telecomunicação, além de soluções multimídia e banda larga para operadoras, empresas e desenvolvedores. As joint ventures Sony Ericsson e ST-Ericsson oferecem ao consumidor os terminais móveis com os recursos mais avançados do mercado.



A Ericsson torna realidade a sua visão de ‘comunicação para todos’ por meio de inovação, tecnologia e modelos de negócios sustentáveis. Presente em 175 países, a Ericsson emprega mais de 80 mil pessoas e gerou receitas de US$ 27,1 bilhões (SEK 206.5 bilhões) em 2009. Estabelecida em 1876 e sediada em Estocolmo, Suécia, a Ericsson é listada nas bolsas OMX Nordic Exchange Stockholm e NASDAQ, Nova York.

A Ericsson forneceu os primeiros equipamentos de telecom na América Latina em 1896, após acordo na Colômbia. Em 1900, levou suas soluções para Argentina, Brasil e México. Hoje, a Ericsson está presente em 56 países na América do Sul, América Central, México e Caribe. A região América Latina possui centro de P&D, unidade de produção e centro de treinamento, baseados no Brasil. A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de equipamentos e serviços de telecomunicações.
http://www.ericsson.com.br/
www.twitter.com/ericssonlatam

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento