Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Pescados amazônicos certificados chegam ao Walmart

16.11.2010
A primeira linha de peixes certificados com o selo "Friend of the Sea", principal certificação internacional para pesca sustentável, chegou em novembro às lojas do Walmart em todo o Brasil.

Fruto de uma parceria com a Noronha Pescados, a linha Sabores da Amazônia inclui sete espécies da região: pirarucu, tucunaré, piramutaba, pescada amarela, pescada branca, surubim e aruanã. A captação dos peixes é feita por um sistema de rastreamento que contempla desde localização até o período de reprodução e desova.

O lançamento da Sabores da Amazônia é um dos primeiros passos do Walmart Brasil para cumprir a política e o compromisso anunciados em agosto para garantir a oferta de produtos oriundos da pesca sustentável.

“O Walmart está empenhado em construir uma cadeia de pescado mais sustentável, buscando iniciativas que mobilizem o setor, governo e sociedade.”, afirma Daniela de Fiori, vice-presidente de Sustentabilidade da empresa.

A expectativa da rede é que a venda da linha represente cerca de 5% de todo o volume comercializado na categoria de pescados.

Política da Cadeia de Pescados
Em agosto deste ano, o Walmart Brasil anunciou compromissos para o desenvolvimento sustentável da pesca e aqüicultura no Brasil e a ampliação da oferta nas lojas da rede de pescados artesanais e da Amazônia. Além disso, um programa de rastreabilidade para produtos perecíveis foi lançado pela empresa.

Entre os compromissos para o setor de pescados estão:

- identificação da origem e localidade de produção de 100% dos fornecedores de pescados da rede (até 2013)

- ampliação da oferta e estímulo ao consumo de pescados da região Amazônica

- desenvolvimento de um programa de valorização da pesca artesanal, que garanta o acesso direto destes produtores ao grande varejo (até 2013)

- e implementação de um sistema de rastreabilidade para 100% da cadeia de pescados produzidos ou explorados no território brasileiro (até 2016), entre outros.

As novas regras são resultado de discussões com os diversos públicos que formam a cadeia do pescado, como autoridades, especialistas, fornecedores e ONGs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento