Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

“Há mais emplacamento de veículos do que nascimento de pessoas na cidade”, diz vereador

O vereador Tavinho Santos (PTB) fez uma declaração sobre o trânsito de João Pessoa que chamou a atenção durante a sessão ordinária desta quarta-feira (17) na Câmara Municipal da Capital (CMJP). “Está ocorrendo, hoje, mais emplacamentos de veículos do que nascimento de pessoas. É por isso que o trânsito está um verdadeiro caos e a qualquer momento pode entrar num verdadeiro colapso”, alertou.

Na tribuna, Tavinho voltou a cobrar do prefeito Luciano Agra (PSB) a elaboração, urgente, do Plano de Transporte e Mobilidade Urbana da Cidade. Ele lembrou que no orçamento do município do ano passado foi aprovado, por unanimidade, R$ 2,6 milhões para a realização por parte da prefeitura de estudos técnicos para a execução do projeto.

“Nós estamos preocupados com essa situação. Temos hoje na Capital 702 mil habitantes e a tendência é que esse número chegue a um milhão de habitantes nos próximos anos. Então, nesse caso, haverá também um aumento no número de veículos. E não há mais corredores, avenidas e trechos suficientes na cidade para o tráfego de carros, de pequeno e grande portes”, ressaltou.

Tavinho Santos explicou que o Plano de Transporte e Mobilidade Urbana vai, inicialmente, minimizar o problema, mas não resolverá completamente. Para ele, o município e o estado precisam investir pesado no setor, para que novos corredores, binários, elevados (viadutos, passarelas e pontes) sejam construídos e para que transportes de massa e novas linhas de ônibus sejam implantadas.

O parlamentar propõe ainda uma integração do Terminal Rodoviário com a ferrovia, para a instalação de paradas em vários pontos estratégicos e em bairros da cidade, como o Róger, Bairro dos Novais, Padre Zé e Bessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento