Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

FAS desenvolve ferramenta de avaliação de risco e determinação de buffer para projetos florestais no VCS.

Fonte: FAS

(19/11/2010 / Fundação Amazonas Sustentável - São Paulo)

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em colaboração com o processo de consulta pública do documento de análise de risco e determinação de zonas de amortecimento para projetos de agricultura e floresta (“Tool for Agriculture, Forestry and Other Land Uses Non-Permanence Risk Analysis and Buffer Determination”) promovida pelo Voluntary Carbon Standard (VCS), produziu uma ferramenta que irá facilitar a análise e a determinação para os desenvolvedores de projeto.

A FAS, através de seu Superintendente-Geral, Virgilio Viana, é membro do Comitê do VCS para os projetos florestais e vem participando ativamente nas discussões da reestruturação do padrão VCS para 2011.

Para tanto, esta ferramenta produzida pela FAS é mais uma contribuição às discussões dos projetos florestais dentro do mercado de carbono voluntário.

Vale ressaltar que esta ferramenta é fruto de discussões internas da FAS. Assim, isto não está aprovado dentro do VCS e nem declara a sua respectiva opinião, uma vez que o documento ainda está em consulta pública até 21 de Novembro de 2010.

Para baixar a ferramenta (em Inglês), clique aqui.

A ferramenta desenvolvida pela FAS é uma versão rascunho e está aberta a sugestões e críticas. Caso as tenha, favor encaminhar para Victor Salviati (victor.salviati@fas-amazonas.org).

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento