Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Ethos fecha parceria com Federação de Transportes do Rio

O Instituto Ethos firmou parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) com o objetivo de levar as empresas filiadas à entidade a incorporarem as práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a contagiarem suas redes de relacionamento, clientes, fornecedores, parceiros públicos e privados, a fazerem o mesmo.

“Queremos levar o conceito RSE tão longe quanto a quilometragem percorrida pelos ônibus do Estado”, explica Lélis Teixeira, presidente da Fetranspor. “O transporte de passageiros de qualidade sempre foi indutor de desenvolvimento social, mas hoje nossa responsabilidade é maior. Precisamos induzir também que esse desenvolvimento seja sustentável. A parceria com o Instituto Ethos nos dá a expertise para tornar esse trabalho padronizado e perene e, por outro lado, a parceria com os ônibus deixa o Instituto mais perto do seu destino”, observa Teixeira.

A parceria da Fetranspor e Ethos foi assinada durante o 14º. Etransport, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de novembro. Na programação do evento, foram realizadas palestras sobre Responsabilidade Social Corporativa e sua Relação com o Negócio, proferidas por Celina Carpi, conselheira do Instituto Ethos, e Thereza Lobo, diretora da ong “Rio Como Vamos”.

A Fetranspor já tem iniciativas bem sucedidas em responsabilidade sócio-ambiental. O Programa Ambiental da entidade, por exemplo, levou a frota de ônibus do Estado a se tornar a que menos emite gases poluentes no Brasil, além de compensarem suas emissões com o plantio de árvores em parceria com ongs e comunidades. O programa é o principal destaque em um banco de boas práticas do setor, criado recentemente com a participação de empresas e sindicatos filiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento