Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Em 2030, a energia eólica satisfará 22% das necessidades energéticas mundiais

Publicado em 22 de October de 2010. Tags: energia eólica
Dentro de dez anos, a electricidade produzida a partir do vento irá satisfazer cerca de 12% das necessidades energéticas mundiais, segundo um estudo realizado pelo Global Wind Energy Council e pela Greenpeace.

Segundo o relatório, citado no Diário Económico, o cenário a 20 anos diz ainda que este valor poderá disparar até aos 22%. Com presença em 75 países, a energia eólica poderá alargar-se a mais regiões, sendo a China um dos mercados mais apetecíveis do momento.

De acordo com o relatório, porém, o petróleo vai continuar durante as próximas décadas a ser o principal combustível, um estatuto reforçado pelas recentes descobertas realizadas em águas ultra-profundas. A pesquisa que originou estas descobertas, recorde-se, só se tornou concretizável com o aumento recente do preço do barril de crude.

De acordo com Nobuo Tanaka, presidente da Agência Internacional de Energia (AIE), cerca de metade do fornecimento mundial de petróleo será proveniente da produção offshore em 2015 – quando hoje este número não chega a um terço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento