Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Madeira legal, madeira manejada, madeira certificada

CIFlorestas


O cidadão é freqüentemente levado a confundir-se com várias “categorias” de madeira. Qual é a diferença entre madeira legal, madeira manejada, e madeira certificada?


O cidadão é freqüentemente levado a confundir-se com várias “categorias” de madeira. Qual é a diferença entre madeira legal, madeira manejada, e madeira certificada?


A lei prevê duas modalidades de exploração da madeira: o desmatamento autorizado, e o manejo florestal.
O desmatamento pode ser autorizado pelos órgãos ambientais em áreas destinadas a instalação de cultivos ou pastos, sempre e quando fica fora da área de reserva legal da propriedade (correspondente a 80% da área total). A madeira oriunda de desmatamento autorizado é legal, somente. A madeira de desmatamento autorizado não contribui para manter a floresta em pé. O custo de produção da madeira de desmatamento é geralmente baixo.

O manejo florestal é a outra modalidade legal de exploração da madeira. É regulamentado por várias leis, decretos e instruções normativas. Produzida com base em normas e técnicas de baixo impacto ambiental, a madeira manejada contribui para manter a floresta em pé. O custo de produção da madeira manejada é geralmente um pouco mais alto do que o da madeira de desmatamento, devido à elaboração do plano de manejo.

A certificação é atribuída por órgãos certificadores independentes, sendo destinada a detentores de planos de manejo que respeitam uma série de critérios socioambientais mais exigentes, tais como: os relacionados com o respeito dos direitos de posse da terra, com os direitos das comunidades e dos povos indígenas, bem como no atendimento às condições trabalhistas e de segurança no trabalho exigentes.

Oriunda de um plano de manejo certificado, a madeira certificada contribui para manter a floresta em pé em benefício das comunidades ribeirinhas e indígenas e dos trabalhadores. O custo de produção da madeira certificada é um pouco mais alto ainda do que o da madeira manejada, devido às exigências adicionais e ao custeio da certificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento