Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Publicação apresenta modelos de cidades sustentáveis do mundo >>> EcoDesenvolvimento

Reduzir Normal Aumentar Imprimir Uma publicação que reúne experiências de práticas sustentáveis já aplicadas em diversas cidades de todo o mundo: assim é a Plataforma de Cidades Sustentáveis, uma iniciativa da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis em parceria com o Movimento Nossa São Paulo que busca contribuir com o debate eleitoral e os programas dos candidatos para as eleições deste ano.

Outro objetivo importante do documento que será lançado no dia 21 de julho é ajudar na promoção da qualidade de vida nas regiões urbanas, onde vivem atualmente 85% dos brasileiros. "O que nós fizemos foi passar um radar pelo mundo. Nós entramos em centenas de sites de prefeituras, países, ONGs, institutos, universidades para resgatar essas experiências bem sucedidas", explicou Maurício Broinizi, coordenador da secretaria executiva do Movimento Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

Modelos

De acordo com Broinizi, a Plataforma de Cidades Sustentáveis abordará práticas sustentáveis de diversas áreas, como mobilidade urbana, consumo de energia e poluição. Um dos exemplos descritos é um programa de energia solar desenvolvido em uma cidade chinesa de 3 milhões de habitantes, que resultou em uma economia anual de 52.860 toneladas de dióxido de carbono (CO2). Iniciativas brasileiras também merecerão destaque, como o planejamento urbano de Curitiba, considerado referência em nível mundial.


A publicação contará com uma versão impressa (de 32 páginas), que será distribuída entre os movimentos que integram a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, mas os internautas do Brasil e do resto do mundo conhecerão as iniciativas através do site da plataforma - com lançamento agendado também para o dia 21 deste mês. A possibilidade de atualização constante é um dos principais atrativos da ferramenta via web, uma vez que as práticas futuras também poderão ser incorporadas com o tempo.

Lançamento

O evento de lançamento será realizado no dia 21 de julho, das 10h30 às 12h30, no Sesc Consolação, rua Dr. Vila Nova, 245, em São Paulo. Na ocasião, será entregue aos candidatos ao governo do Estado de São Paulo uma carta-compromisso para uma gestão pública fundada no desenvolvimento justo e sustentável nas cidades, baseado em experiências de sucesso já existentes em outras partes do planeta. Segundo Maurício Broinizi, a entrega do documento também poderá ser feita aos ''presidenciáveis'', mesmo que individualmente, em razão da agenda apertada dos mesmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento