Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

O VALOR DAS FLORESTAS >>> Editora: Terra das Artes Editora


O VALOR DAS FLORESTAS

Editora: Terra das Artes Editora

Organizadores: Marco Antonio Fujihara, Roberto Cavalcanti, Andre Guimarães, Rubens Garlipp

Livro contribui no debate sobre o futuro das florestas e sua relevância para o planeta, com foco nos desafios da sociedade moderna para lidar com o tema.


A publicação aborda a importância e o uso das florestas no mundo e no Brasil, apresentando oportunidades de se obterem produtos e serviços ambientais a partir de procedimentos sustentáveis que podem beneficiar toda a sociedade.

O livro aborda a questão da importância das florestas para a solução dos principais desafios ambientais do planeta, como a conservação do solo e da biodiversidade, a manutenção e regularização de regimes hídricos e a melhoria na qualidade do ar. No que se refere à mudança climática, mostra que a regeneração e o plantio de novas florestas ajudam a compensar, pelo menos em parte, as emissões de gás carbônico decorrentes de queimadas.

Também trata de sua relevância econômica, pelo fornecimento de madeira, derivados e outros produtos fundamentais inclusive para a medicina. Os produtos florestais adicionam cerca de US$ 470 bilhões ao produto interno bruto global e o comércio internacional anual relativo ao setor é da ordem de US$ 330 bilhões .

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento