Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Maré negra já custou 3,5 bilhões à BP >>> Economico PT

Económico com Lusa
12/07/10 11:05

.A “maré negra” provocada pela explosão de uma das plataformas petrolíferas no Golfo do México já custou à empresa britânica BP 3,5 mil milhões de dólares.

Em comunicado, a BP adianta que já conseguiu recuperar 479 100 barris desde a explosão na plataforma "Deepwater Horizon", no final de Abril, e que a instalação de um novo funil para conter a fuga está a "decorrer como esperado".

Nas operações de combate à poluição estão envolvidas cerca de 46 000 pessoas, mais de 6400 navios e dezenas de aviões que tentam conter o derramamento do petróleo, acrescentou a petrolífera.

A empresa divulgou ainda que já recebeu mais de 105 mil pedidos de indemnização e que já pagou mais de 52 000 compensações, num valor aproximado de 165 milhões de dólares.

A BP lembra que concordou criar um fundo de 20 mil milhões de dólares para cobrir os custos da "maré negra".

No mesmo comunicado, o grupo petrolífero afirma que prevê recuperar entre 60 a 80 mil barris por dia, até ao final de Julho, enquanto aguarda a conclusão de dois poços de alívio, que servem para parar a fuga.

A empresa espera que os trabalhos estejam concluídos durante a primeira quinzena de Agosto.

A "maré negra" foi provocada pela explosão da plataforma de extracção petrolífera «Deepwater Horizon», operada pela BP ao largo da costa do Luisiana (no sul dos Estados Unidos), no Golfo do México, onde extraía petróleo a mais de 1500 metros de profundidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento