Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

GHG PROTOCOL >>> Ambiente Brasil // GHG PROTOCOL

The Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), ou Protocolo de Gases de Efeito Estufa é a ferramenta mais utilizada internacional por governos e líderes empresariais para compreender, quantificar a administrar as emissões de gases de efeito estufa. O GHG Protocol foi desenvolvido pela parceria entre a World Resources Institute e o World Business Council for Sustainable Development, que estão trabalhando com empresas, governos e grupos ambientalistas em todo o mundo para construir uma nova geração de programas credíveis para combater as mudanças climáticas.

Ele fornece a estrutura responsável por quase todos os padrões de GEE e do programa em todo o mundo – da Organização Internacional de Normalização para o Registro do Clima – assim como centenas de inventários de GEE preparado por empresas individuais.

O GHG Protocol também oferece aos países em desenvolvimento uma ferramenta de gestão aceitas internacionalmente para ajudar as suas empresas para competir no mercado global e os seus governos a tomar decisões informadas sobre as mudanças climáticas.

É composto principalmente de dois padrões distintos, mas interligados:

• Corporate Accounting and Reporting Standards (Corporate Standard): Metodologias para as empresas e outras organizações para inventário e relatório de todas as emissões de gases de efeito estufa que emitem. “Corporate”, neste contexto, refere-se a organizações do setor público e privado. As ferramentas de cálculo são um complemento ao padrão corporativo e auxilia as empresas na quantificação das emissões das suas atividades de negócios e operações.

• Project Accounting Protocol and Guidelines: voltado para o cálculo das reduções de emissões de GEE.
FONTE: www.ghgprotocol.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento