Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Energia bovina para datacenters >>> Agenda Sustentavel / HSM Brasil

A HP liderou e publicou um estudo que identifica a viabilidade econômica e ambiental do uso de esterco bovino para a geração de energia destinada a datacenters A Hewlett Packard (HP) publicou recentemente uma pesquisa que mostra como os operadores de datacenters poderiam colocar as cargas de lixo oriundas de fazendas leiteiras para atuar na alimentação de instalações de computação. O estudo, "Design de Farm Waste-Driven Supply Side Infra-estrutura de Data Centers", foi apresentado na semana passada na ASME Conferência Internacional sobre Energia em Phoenix. Ao transformar esterco em energia, o trabalho de pesquisa mostra como uma fazenda de tamanho médio, com cerca de 10 mil vacas, pode gerar um megawatt de energia, o que seria suficiente para abastecer um datacenter de médio porte, poupando energia e gás, reduzindo a emissão de gases estufa em 6 mil toneladas equivalente a CO2.
A energia vinda do esterco não é uma nova tecnologia, que foi usada em um grande número de áreas, incluindo uma usina chinesa e uma fábrica de cosméticos belga. E isso é parte do benefício da proposta da HP. “Todos os componentes necessários para aplicar a tecnologia já estão disponíveis", explica Cullen Bash, membro de TI da HP e um dos cinco autores do relatório, em parceria com Ratnesh Silva, Christian Tom, Arlitt Martin e Chandrakant Patel. "Isso pode ser feito hoje", acrescentou Bash.

Apesar da tecnologia não ser nova, a HP está prevendo a utilização em novas áreas e para uma nova aplicação: os datacenters. Resíduos são uma fonte confiável e constante de energia de uma forma que a energia solar e a eólica não são capazes de conseguir, e com 21 vezes o potencial de captura de dióxido de carbono.

O estrume da vaca vai para um digestor anaeróbico para gerar eletricidade e calor. A energia será usada em servidores, armazenamento e sistemas de climatização do centro de dados e o calor pode ser aproveitado no aquecimento da turbina do refrigerador de ar para o sistema HVAC.

O calor dos servidores e do armazenamento pode ser enviado de volta para o digestor anaeróbico, que deve ser mantido a uma temperatura constante. E toda a energia adicional gerada pelo biodigestor pode ser utilizada para uso geral. Segundo a empresa, o sistema permitiria poupar cerca de US$ 2 milhões por ano em custos de energia e reduzir os volumes e taxas de gestão de resíduos.

Bash explicou que a Hewlett-Packard não está analisando onde colocar esta tecnologia, porém ela não é tão difícil e há muitas áreas ao redor do mundo que beneficiariam-se quase imediatamente a partir desses sistemas. Na Índia, há uma combinação de alta demanda computacional e confiabilidade da rede de baixa. Como resultado, os datacenters locais são frequentemente ineficientes e poluentes, pois usam geradores a diesel para garantir energia. Mas com a energia vinda das fazendas nas proximidades, as duas necessidades podem ser satisfeitas e com baixo impacto.

"A idéia de usar dejetos animais para gerar energia existe a séculos", afirmou Chandrakant Patel, diretor do Laboratório de IT Sustentável da HP, em um comunicado sobre a divulgação do relatório. "O estrume é utilizado todos os dias em vilas remotas para gerar o calor para cozinhar. A nova idéia que estamos apresentando neste trabalho é a criação de uma relação simbiótica entre fazendas e TI, que pode beneficiar ambos."

As empresas estão tomando decisões cada vez mais baseadas em seus planos ambientais de localização de instalações, juntamente com o desejo de energia barata e abundante. O noroeste do Pacífico é o lar de uma série de datacenters que pertencem a grandes players de TI, a maioria dos que pretendem tirar partido da abundante e barata energia hidrelétrica, incluindo o Google, o Amazon e o Facebook. Da mesma forma, o Green Grid tem vindo a promover os benefícios do resfriamento do ar livre, uma característica cada vez mais comum no projeto de novas instalações pelo Yahoo, Intel e HP.

Fonte: (Matthew Wheeland - Agenda Sustentável (www.agendasustentavel.com.br)

23/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento