Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Alimentação errada, e não o sedentarismo, seria a principal causa da obesidade infantil, revela estudo >>> O Globo On line /Ecodebate

Publicada em 08/07/2010 às 12h26m
O Globo com agências internacionais

RIO - A causa da obesidade infantil, problema que vem aumentando no mundo todo, não seria a falta de exercícios ou a quantidade insuficiente de atividade física. A grande vilã, de acordo com um novo estudo publicado nesta quinta-feira no "Archives of Disease in Childhood", é a alimentação errada. O sedentarismo é apenas uma consequência, e não a causa, do sobrepeso. A pesquisa, feita pelo Instituto EarlyBird, que fica na Escola Médica de Peninsula Medical, em Plymouth, investigou mais de 200 crianças durante três anos, monitorando o aumento do peso e a quantidade de exercício em intervalos regulares.

Pequenas mudanças no dia a dia, como assistir menos à TV, têm pouco impacto sobre a obesidade infantil

Os pesquisadores descobriram que os níveis de gordura no corpo tinham um efeito na atividade física, mas que variar o tipo de exercício não levava à mudança alguma no peso. A pesquisa mostrou ainda que crianças com sobrepeso ou obesas têm uma visão negativa do próprio corpo, e são mais tímidas para praticar esportes ou qualquer outro exercício.

- A conclusão é que o sedentarismo é mais resultado do que causa da obesidade. Isso pode explicar por que as tentativas de combater a obesidade infantil com exercícios fracassam - explicam os autores do estudo.

O médico David Haslam, do Forum Nacional de Obesidade, ressalta porém que os benefícios das atividades físicas para as crianças não podem ser subestimadas. Em entrevista à BBC, ele disse:

- O estudo do EarlyBird nos força a rever as abordagens para combater a obesidade infantil. O que nós, como clínicos, devemos fazer é aprender essas lições e mudar a nossa abordagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento