Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Vegetação nativa volta ao nível de 1970 em SP /// Banco do Planeta

Postado por Moderador da Comunidade em 10 maio 2010 às 8:00

Pela segunda década consecutiva, cresceu a área coberta por vegetação nativa, no Estado de São Paulo, voltando a ocupar a mesma extensão do início dos anos 70.



São hoje 4,34 milhões de hectares de campos e florestas em diferentes estágios de conservação – em especial, Mata Atlântica – correspondente a 17,5% do território paulista, de acordo com o mais recente levantamento da vegetação original do Estado, feito pelo Instituto Florestal de São Paulo.

Contudo, estas áreas estão fragmentadas em pedaços tão pequenos quanto um campo de futebol, ou ainda menores. Isto dificulta a vida de muitas espécies, principalmente entre os animais. Uma solução para este problema é a criação de ‘corredores verdes’, formando trechos de ligação entre as áreas.

O Vale do Paraíba, por exemplo, é foco de um projeto desta natureza que visa recuperar mais 150 mil hectares , priorizando a restauração das matas em torno dos cursos de rios e riachos. A iniciativa batizada de Corredor Ecológico do Vale do Paraíba é liderada pelo Instituto Oikos e reúne disversas organizações do setor privado, público e filantrópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento