Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Televisão começa abordar de forma mais regular a questão da Sustentabilidade, trazendo ao publico os conceitos e as boas práticas adotadas pelas empresas /// REDE TVNEWS

Sustentabilidade veio para ficar
As empresas passam a adotar e valorizar cada vez mais os conceitos do desenvolvimento sustentavel;a integração entre as 3 dimensões : ambiental, social e econômica. começam a apresentar resultados concretos, tangíveis.
Em tempo, as 3 dimensões da sustentabilidade: preservação e proteção ao meio-ambiente, justiça social e preservação cultural; geração de lucro e equidade economica.

Acesse a matéria veiculada na TV clicando aqui

Recentemente o telejornal RedeTVNews veiculou uma  materia sobre a ações de sustentabilidade de um expressivo grupo do setor de serviços e hotelaria.

Detentor de uma politica corporativa de sustentabilidade fortemente engajada na obtenção de resultados socioambientais e economicos, o grupo implementou e convive com um conjunto de boas práticas sustentaveis.
Concentrou sua operação administrativa e transferiu suas instalações para um edificio construído de acordo com os parametros de "green building". Iniciativa que lhe trouxe ganhos expressivos com a redução de custos em energia e agua.  Na área de tecnologia da informação implementou ações que lhe permitiram reduzir o custo operacional e diminuir o impacto ambiental. Hoje são menos impressoras,papel utilizado, tinta e cartuchos, diminuição na manutenção de equipamentos e seguramente, redução das emissões de gases de efeito estufa, comprovaria um estudo de ACV - Analise de Ciclo de Vida.

Iniciativas com o publico interno como capacitação dos colaboradores, revisão das politicas de remuneração, ações de inclusão social para as comunidades e reciclagem de profissionais proporcionaram ganhos de produtividade. Além disso, reduziu os custos com demissões e com captação de novos profissionais.

Em um projeto implantado há mais de hum ano, conhecido internamente por "Home Office", parte dos colaboradores da área comercial passou a trabalhar em casa. Visitam o escritório uma vez cada 15 dias.
Com isso ganharam qualidade de vida, evitando o desgaste ambiental,economico e sociocultural provocado pela perda de tempo no transito da cidade. Podem assim dedicar mais tempo à vida pessoal e profissional, planejando melhor seu futuro. Aspectos como atendimento e satisfação dos clientes evoluiram e as vendas progrediram.

Sustentabilidade cria Valor
Sustentabilidade reduz o custo operacional e constrói valor para as empresas.
Protege o meioambiente, fomenta o social e gera lucro.
A redução do custo criada pela forma inteligente de gestão dos recursos pode ser repassada ao preço final do bem ou serviço produzido, criando diferencial competitivo e possibilitando a expansão de market-share. Os ganhos adicionais de imagem e reputação complementam estes beneficios favorecendo ainda mais o posicionamento competitivo da empresa em seus mercados.

Os resultados da aplicação de componentes de desenvolvimento sustentável já começam a ser reconhecidos pela sociedade que começa a premiar as empresas pioneiras quando escolhem e compram os seus produtos ou serviços.É uma tendencia que aponta para o crescimento.

Afinal,
Desenvolvimento sustentavel significa viver utilizando os recursos existentes sem exauri-los, de forma que as gerações futuras possam usufruí-los e ter qualidade de vida assegurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento