Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Conferência do Meio Ambiente: Começa preparação para 20 anos da revisão de marco da ONU /// EcoAgencia

ONU começa a preparar a Rio+20, tendo como foco principal uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.
Com as preparações começando esta semana em Nova York para um encontro global para analisar os progressos realizados desde a histórica Conferência de Meio Ambiente das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro há quase 20 anos, um alto representante da ONU destacou a necessidade de maiores esforços para alcançar o desenvolvimento sustentável. Na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) de 1992, também conhecida como Cúpula da Terra (ou ainda ECO-92), os países adotaram Agenda 21 – o modelo para gerenciar e proteger o ecossistema e proporcionar um futuro mais próspero para todos.

O Subsecretário-Geral de Assuntos Econômicos e Sociais Sha Zukang observou que os desafios permanecem para alcançar as metas dos três pilares de desenvolvimento sustentável – crescimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. “Rio+20 é uma das conferências mais importantes na agenda da ONU. A triste verdade é que, apesar de dois séculos de crescimento espetacular do nosso planeta, falhamos na erradicação do flagelo da pobreza”, afirmou a delegados que deram início à conferência preparatória de três dias para a reunião de revisão de 2012, que será realizada no Brasil. “Se continuarmos no caminho atual, vamos deixar um legado de pobreza material e ambiental, e não a prosperidade, para nossos filhos e netos”.

A comunidade internacional será necessária para “revigorar o apoio aqui e agora”, afirmou Sha, que também enfatizou a necessidade de impedir que as negociações se transformem em “batalhas de influências” e pediu para os Estados trabalharem de uma maneira aberta e transparente enquanto buscam elaborar um documento de resultado significativo para a conferência de 2012.

O foco da Rio+20 será de uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, segundo um comunicado emitido pela ONU, que acrescenta que os preparativos estão ocorrendo em um contexto difícil. O mundo está enfrentando crises multi-facetadas sem precedentes, inclusive mudanças climáticas, insegurança alimentar, incerteza financeira e econômica, desemprego, padrões de consumo insustentáveis e desaparecimento de espécies, entre outros. “Nossas soluções paliativas em resposta a essas crises, a curto prazo e a partir de abordagens setoriais, já não são ser suficientes para enfrentar crises múltiplas. Apenas o desenvolvimento sustentável, com sua ênfase inerente às interligações para abordar desafios sociais, econômicos e ambientais de um modo equilibrado e integrado, pode fornecer soluções a longo prazo e duradouras para a crise”.

ONU/EcoAgência

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento