Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

MDL: geração a partir da biomassa lidera projetos /// Ambiente Energia

Júlio Santos, da Agência Ambiente Energia - Dos 349 projetos registrados pelo Brasil no Conselho Executivo do MDL – entre validação, em processo de registro ou já registrados – a maior parte está no setor energético, de acordo com levantamento do Unep Risoe Centre, publicado em 1º de janeiro deste ano. A região Sudeste responde por 49% dos projetos de MDL brasileiros, ficando São Paulo na liderança com a marca de 97. A geração de energia de biomassa (cogeração com bagaço e outros resíduos) tem 96 projetos, aparecendo em seguida a hidroeletricidade, com 83 projetos.


O ranking de projetos da áreas energética tem ainda o segmento de metano evitado – suinocultura e tratamento aeróbico de efluente (77), gás de aterro – queima de metano e geração de energia (38), eficiência energética (19), energia eólica (10), substituição de combustível fóssil – óleo para gás natural (10) e distribuição de energia (1). O país tem um total de 349 projetos nos estágios de validação, em processo de registro ou já registrados, segundo informações do Unep Risoe Centre citadas no Boletim do Escritório do Carbono da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

De acordo com o Unep, em 2009, houve uma queda de 12% no número de projetos de MDL. No ano passado, entraram 1.202 novos projetos, dos quais 685 foram registrados no Conselho Executivo do MDL. Só a China registrou um total de 504 projetos; a Índia 320; o Brasil 68; e o México 19. O relatório do Unep Risoe Centre mostra que atualmente existem 4.823 projeto de MDL no mundo, sendo 1.985 registrados no Conselho Executivo.

Do total, o Brasil tem 166 projetos, ocupando a 3º posição. A China está em primeiro, com 1.916; Índia em segundo, com 1.220; e o México em quarto, com 164. Estes quatro países respondem, juntos, por 74% dos projetos de MDL, gerando cerca de 336 milhões de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) ao ano. A China se destaca ao responder por 59% das RCEs.

Segundo o Boletim do Escritório do Carbono, estimativa é que “os 166 projetos brasileiros possibilitem a geração de 20,2 milhões de créditos de carbono em média por ano, com um potencial de negociação total de R$ 664 milhões/ano (considerando um valor médio da RCE de 12 euros e um câmbio de 1 euro X R$ 2,74)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento