Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

A erupção do vulcão Eyjafjallajokul na Islandia permite esclarecer alguma duvidas sobre as emissões do CO2 /// The Guardian-UK

O recente evento performado pelo vulcão na Islândia permitiu deitar abaixo a hipótese defendida por alguns céticos que insistiam em afirmar que as atividades vulcânicas emitem muito mais co2 que a atividade humana ( antropogênica).

No grupo dos céticos destaca-se o geólogo australiano Ian Plimer. Veja sua tese:

“A atmosfera contém apenas 0,001 por cento do total de carbono na superfície da Terra e quantidades muito maiores estão presentes na crosta inferior e manto da Terra.
As adições de CO2 liberadas para a atmosfera e que realizadas por obra do homem devem ser tomadas sob perspectiva.
Ao longo dos últimos 250 anos, os seres humanos têm acrescentado apenas uma parte do CO2 em 10.000 ( 1/10.000) para a atmosfera.
Uma simples “tosse” vulcânica pode fazer isso em apenas um dia. “

E complementa: "Os vulcões produzem mais CO2 que os carros do mundo e as indústrias combinados."

Em recente entrevista Plimer foi confrontado com a informação do US Geological Survey USGS de que a atividade humana emite 130 vezes mais que a atividade dos vulcões. Ele rebate dizendo que neste numero não foram computados os vulcões submersos (marinhos)

Outro Cético, John Cook do site popular chamado Skeptical Science website afirma que os vulcões “emitem mais CO2 que os seres humanos” e os classifica na posição de numero 54 em sua lista de grandes emissores, que já conta com 107 integrantes.

Contrapartida Cientifica
O que a Ciência diz: “Vulcões emitem por volta de 0.3 bilhões de toneladas de CO2 por ano. Isto representa apenas 1% das emissões antropogênicas, que é da ordem de 30 bilhões de toneladas/ano viste o sitee veja: www.skepticalscience.com/argument.php?p=5&t=236&&a=28

Além disso, o USGS confirma que os vulcões submarinos foram sim computados na conta final e reafirmam o numero de 130 vezes, apontando inclusive os métodos utilizados para as estimativas.

Apesar de toda a polêmica, agora esclarecida, ficam alguna esclarecimentos às muitas questões que foram feitas nas ultimas semanas:

• A emissão de CO2 pelo vulcão Eyjafjoell ficou entre 150 mil e 300 mil toneladas/dia, o que corresponde à emissão de um país com economia de tamanho médio no continente europeu, disseram os especialistas da Universidade de Durham, Inglaterra.

• Na França,Patrick Allard do Paris Institute for Global Physics (IPGP), estimou as emissões de CO2 em 300 mil toneladas/dia.Ambos enfatizam que são apenas estimativas aproximadas.
  • Extrapolando-se para uma estimativa anual , pode-se afirmar que as emissões realizadas pelo vulcão o colocariam entre a 47a e 75a posição na lista de emissores globais,considerando-se uma tabela de países emissores de gases que provocam o efeito estufa, de acordo com os numeros do WRI - World Resources Institute.
• Países como países Austria, Bielorussia, Portugal, Irlanda, Finlandia, Bulgaria, Suécia, Dinamarca e Suíça, emitem mais do que isto, conforme lista do ano de 2005.

• Especialistas complementam que os vulcões contribuem pouquíssimo para as emissões globais de gases que provocam o efeito estufa;menos que Hum ponto percentual.
tradução de  Laercio Bruno Filho

Leia o artigo original em língua inglesa: http://www.guardian.co.uk/environment/blog/2010/apr/21/iceland-volcano-climate-sceptics

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento