Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Disseminação da cultura da Sustentabilidade no Campo /// Agronoticias

Mulheres se envolvem em projeto sustentável em Mato Grosso


08 de abril de 2010 - 16:11h

Autor: A Gazeta
Um grupo de mulheres do campo da região de Sorriso (80 Km de Sinop) está revolucionando o meio rural ao realizar um movimento em prol do desenvolvimento sustentável. Elas fazem parte do projeto Mulheres do Campo: a força feminina em ação pelo desenvolvimento sustentável, promovido pela Associação Amigos da Terra (CAT Sorriso). De acordo com a secretária Administrativa do CAT, Lenira Arsego, o objetivo é engajar e encorajar as mulheres profissionais do Agronegócio e as esposas dos produtores a participarem ativamente das tomadas de decisões do setor, mostrando sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável e com a sociedade como um todo.

Os parceiros são o Sindicato Rural de Sorriso, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso(Senar/MT), Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT). Além do patrocínio da Fundação Agrisus, que visa a inclusão da valorização feminina na conscientização de preservar os recursos hídricos e na produção de alimentos utilizando métodos conservacionistas.

O projeto, que será lançado oficialmente no final do mês de abril, surgiu a partir de um diagnóstico realizado em setembro de 2009, no 2º Encontro das Mulheres do Agronegócio, que mostrou a participação efetiva delas nos eventos relacionados a agropecuária na região. Segundo a secretária Administrativa, as mulheres hoje são tidas como provedoras e mantenedoras do lar e já ocupam lugar de destaque nas principais questões que envolvem o setor.

Lenira diz que o projeto também conta com ações específicas junto às consumidoras urbanas, com encontros para tratar de assuntos de higiene, culinária, saúde, orçamento, além de palestras e explicações sobre o que é o sistema do plantio direto e integração lavoura-pecuária, bem como a sua importância no desenvolvimento sustentável e como esses influenciam em seu dia-a-dia.

A diretora do CAT, Cynthia Cominesi, explica que toda a discussão tem função de fazer com que as consumidoras possam entender que a qualidade da sua comida e o meio ambiente sejam bem zelados nas fazendas. Afinal, as mulheres são as maiores consumidoras dos produtos agropecuários. Ela ainda diz que temas como o desmatamento, utilização de agrotóxicos, bem como as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais por conta do clima, falta de crédito, leis ambientais, entre outros, também serão abordados em visitas a campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento