Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Começa programa para a formação de lideranças femininas no Paraná /// Paranashop

[13-04-2010]
Começa nesta quarta-feira, dia 14, o Líder Mulher - Programa Internacional para a Formação de Lideranças, uma solução do Sebrae/PR exclusiva para líderes femininas. A palestra inaugural será às 17 horas, no Sebrae/PR, em Curitiba, e contará com a presença do bacharel em Teologia, psicanalista, professor emérito da Universidade de Campinas (Unicamp) e autor de diversas publicações, o educador Rubem Alves, que fará uma reflexão sobre liderança. A programação do Líder Mulher segue na quinta e sexta-feira, dias 15 e 16.

Engenheiro pelo ITA, Silvio Meira falará na quinta-feira, dia 15, das 9 horas às 10h30, sobre o tema inovação e tecnologia. E o escritor Augusto de Franco, das 11 horas às 12h30, sobre convergências entre desenvolvimento econômico e social. Ainda na quinta, das 14 às 16 horas, o jornalista Washington Novaes discorre sobre “Sustentabilidade do Planeta – Quais os desafios para os líderes?”. O economista Ricardo Amorim encerra o primeiro dia de conferências com a “A década de ouro para empreendedorismo feminino – Economia mundial em transformação”, das 16h30 às 18 horas.

Na sexta-feira, dia 16, o professor da Universidade Federal do Paraná, Belmiro Valverde, abrirá a programação do Líder Mulher. Valverde falará sobre o tema “Um breve olhar sobre a construção do sistema político brasileiro”. Gilmar Mendes Lourenço, editor e pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), apresentará, das 11 horas às 12h30, um cenário socioeconômico paranaense. E para encerrar o primeiro encontro do Programa, o especialista Paulo Ferreira Vieira desenvolverá o tema “A liderança e o desenvolvimento sustentável: construindo o futuro”.

Para ser realizado, o Líder Mulher contará com parceiros, como a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR), Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep)/Universidade da Indústria (Unindus), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), e terá como símbolo um diamante.

“Porque os diamantes são como as mulheres. Não se moldam, são lapidados, mantendo-se características preciosas”, diz a gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae/PR, Alba Silva Anastácio Soares. A ideia do Programa, explica a gerente, é desenvolver o poder de influência transformadora das mulheres, visando sua institucionalização no cenário socioeconômico paranaense. “Queremos estimular e incentivar a formação de novas lideranças.”

O Programa foi implantado após muita pesquisa e após a constatação do Sebrae/PR quanto ao crescimento gradativo da ocupação das mulheres nas empresas, em cargos de liderança e na criação de negócios próprios. A última Pesquisa GEM - Global Entrepreneurship Monitor, divulgada no início de abril deste ano, apontou que, pela primeira vez, a proporção de mulheres empreendendo por oportunidade superou a de homens na mesma condição.

As brasileiras estão praticando um empreendedorismo cada vez mais planejado e consistente. Do total de empreendimentos por oportunidade detectados pela GEM, 53% são comandados por mulheres e 47% por homens. “As brasileiras estão entre as mais empreendedoras do mundo. Quem entende do tema atribui a mudança ao comportamento feminino e às diferenças das mulheres na hora de encarar o mercado de trabalho”, afirma Alba Soares.

Mais conhecimento
O Líder Mulher prevê, até outubro, quatro encontros regionais, todos em Curitiba; um encontro internacional, a ser realizado em Foz do Iguaçu, nos dias 17 e 18 de junho deste ano; e duas missões internacionais, uma para a América Latina, na segunda quinzena de junho, e outra para a Europa, na primeira quinzena de outubro, com destinos ainda não definidos. A carga horária dos encontros mensais, programados para as quintas-feiras, à tarde e à noite, e para as sextas-feiras, o dia todo, totaliza 16 horas.

"Cada vez mais as mulheres estão assumindo posições de liderança em instituições de representação empresarial. O Líder Mulher quer preparar essas profissionais para que sua liderança seja efetiva e determinante nas instituições que atuam. As mulheres já trazem na sua essência as características mais valiosas. E as líderes não podem perder essa oportunidade de ampliar seus conhecimentos”, destaca a consultora do Sebrae/PR, Rosângela Angonese.

Durante o Líder Mulher, as lideranças femininas paranaenses discutirão diversos temas, dentre os quais a economia mundial em transformação, convergência e divergências entre o desenvolvimento econômico e social, sistema político brasileiro, a dinâmica da mudança organizacional num mundo plano, o tripé liderança-poder-influência, os desafios da inserção das pequenas empresas, melhores práticas de governança corporativa, ética e condição feminina nas organizações, articulação institucional e governança corporativa.

Os próximos encontros regionais, em Curitiba, serão nos dias 27 e 28 de maio, 22 e 23 de julho; 26 e 27 de agosto e 22 de outubro. Já estão confirmadas as presenças, como conferencistas do Líder Mulher, Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza; Angela Tamiko Hirata, da Alpargatas/Havaianas; Chieko Aoki, do Grupo Blue Tree; Joaquim Rubens Fontes Filho, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro; dentre outros, informa Rosângela Angonese.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no Sebrae/PR ou por meio da Central de Relacionamento no 0800 570 0800.

Especialistas convidados

Conheça um pouco mais a trajetória profissional dos conferencistas do Líder Mulher, que participam do primeiro encontro regional, em Curitiba.

Rubem Alves – Bacharel em Teologia; mestre em Teologia pela Union Theological Seminary, Nova Iorque; Ph.D em Filosofia, psicanalista pela Associação Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Rubem Alves é autor de inúmeras publicações nacionais e internacionais: biografia, crônicas, filosofia da ciência, filosofia da religião, crônicas sobre educação, livros infantis, pensamentos, história, política e teologia.

Silvio Meira – Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco, doutor pela University of Kent at Canterbury; presidente do Conselho de Administração do Portodigital, cientista-chefe do C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Eleito pela Revista INFO um dos mais importantes pesquisadores de tecnologias da informação no Brasil, também foi eleito pela Época um dos 100 mais influentes brasileiros.

Augusto de Franco – É um dos netweavers da Escola de Redes e autor de mais de 20 livros sobre desenvolvimento local, capital social, democracia e redes sociais, como Alfabetização Democrática (2007), Novas Visões sobre a Sociedade, o Desenvolvimento, a Internet, a Política e o Mundo Globalizado (2008), Tudo que é sustentável tem o padrão de rede (2008).

Washington Novaes – Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e jornalista há 53 anos. Foi repórter, editor, diretor e colunista na Folha de S.Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Última Hora, Correio da Manhã, Veja e Visão. Foi durante anos editor-chefe do Globo Repórter e editor do Jornal Nacional.

Ricardo Amorim – Economista por formação, futurólogo por vocação, foi um dos poucos a antecipar a crise elétrica brasileira de 2001 e a crise financeira global de 2008 e 2009. Dono da Ricam Consultoria, presta assessoria econômico-financeira para clientes no Brasil e no exterior. É comentarista do quadro “Economia e Negócios” da Rádio Eldorado e, desde 2003, um dos apresentadores do “Manhattan Connection”.

Gilmar Mendes Lourenço – Economista, coordenador de Economia da FAE Centro Universitário, pesquisador do Ipardes, colunista dos jornais Gazeta do Povo e Jornal do Estado, autor de vários livros sobre economia brasileira e regional. Em 2006, foi indicado ao Prêmio Economista do Ano, conferido pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Belmiro Valverde Jobim Castor – PhD em Administração Pública pela University of Southern California, ex-secretário de Estado do Planejamento duas vezes, ex-secretário de Educação do Paraná, ex-diretor internacional e ex-diretor superintendente do extinto Bamerindus, é professor titular aposentado da UFPR e membro do corpo docente da Brazilian Business School de São Paulo.

Paulo Ferreira Vieira – Bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), atua há 20 anos como consultor com foco em estratégia de Recursos Humanos e Pessoas, Gestão de Mudanças, Mudança Cultural, Desenvolvimento de Lideranças e Executivos, Implantação de Sistemas de Análise de Desempenho e Gestão por Competências.


Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento