Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Biogás: manual ensina como aproveitar potencial energético /// Ambiente Energia

Por Júlio Santos, da Agência Ambiente Energia - O programa “Methane to Markets Partnership” (M2M), iniciado em 2004 com a participação de 14 países, tem a meta de reduzir as emissões de metano em 180 MMTCO2 até 2014. A iniciativa busca promover, internacionalmente, a recuperação e uso do metano como uma fonte de energia limpa e renovável nos setores de resíduos sólidos, agricultura, minas de carvão e exploração de óleo e gás. Atrás deste objetivo, o projeto do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), patrocinado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, publicou, em fevereiro deste ano, o “Manual para Aproveitamento de Biogás – Volume 1 – Aterros Sanitários”.


“O manual apresenta, de forma objetiva e prática, informações essenciais para que os gestores municipais percebam o potencial e as inúmeras vantagens da implantação de sistemas que possibilitem o aproveitamento energético do biogás, gerado em aterros sanitários ou controlados”, destaca texto da introdução da obra, que contou com a parcipação de Vanessa Pecora Garcilasso, pesquisadora do Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio), um dos nomes responsáveis pela consultoria e redação técnica do manual.

O estudo, ao considerar o aproveitamento de biogás, constatou que é possível obter redução significativa de custos para suprir as demandas de energia elétrica, para uso no próprio aterro, em indústrias próximas ou consumidores distantes, neste último caso, por meio da venda e distribuição dessa energia via rede já existente; energia térmica (calor), útil em processos como secagem de chorume e usos industriais diversos; combustíveis veiculares, para abastecimento da frota de caminhões de coleta de lixo e veículos públicos; e iluminação pública, por meio do uso de postes abastecidos diretamente com o biogás.

A publicação reúne dados de estudo técnico feito nos municípios de Campinas (SP) e Santo André (SP) para verificar a possibilidade de geração de energia a partir do biogás produzido nos seus aterros sanitários. “Essa publicação apresenta aos municípios brasileiros algumas ferramentas que possibilitam a implementação de medidas que reduzam a emissão do metano gerado em aterros sanitários e contribuam para a geração de energia a partir do biogás produzido nos aterros”, destaca texto.

A obra está estruturada nas seguintes partes: Cenários das Mudanças Globais do Clima; Cenário dos Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil; Cenário Energético Brasileiro; Alternativas para o uso de Biogás Gerado em Aterros; Síntese dos Estudos de Caso (Santo André e Campinas); Passo a Passo, que faz a sistematização do trabalho, procurando mostrar o que o gestor precisa para analisar o potencial e implementar um projeto para aproveitar o biogás gerado em aterros de resíduos sólidos urbanos; e Estudos de Casos.

Um estudo semelhante sobre o aproveitamento do biogás gerado no tratamento de efluentes, no âmbito de um projeto patrocinado pela Parceria de Energia Renovável e Eficiência Energética (REEEP), dará continuidade ao trabalho.



Veja a íntegra do “Manual para Aproveitamento de Biogás – Volume 1 – Aterros Sanitários

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento