Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Seminário sobre Metodologia de Projetos-piloto de REDD no Estado do Pará /// SEMA

 
As principais características dos projetos-piloto em REDD em andamento no Estado do Pará são apresentados abaixo:


a) Projeto-piloto de REDD na Calha Norte. Projeto desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – IMAZON nos municípios de Santarém, Faro, Oriximiná, Alenquer e Óbidos, envolvendo Unidades de Conservação – UC, especificamente as Flotas do Parú, de Faro e de Trombetas, abrangendo uma área de conservação/preservação de 12,5 milhões de ha, sendo de Flota 7,4 milhões de ha. A pesquisa sobre o potencial de redução das emissões de CO2 ainda está em andamento.

b) Projeto-piloto de REDD em São Félix do Xingú. Desenvolvido pela The Nature Conservation – TNC com enfoque principalmente no município de São Félix do Xingú/PA, com abrangência a outros municípios adjacentes. O projeto será desenvolvido em Unidade de Conservação – UC, em Terras Indígenas – TI, e em grandes, médias e pequenas propriedades de terra privada, tendo como área de conservação/preservação de 8,4 milhões de ha e com potencial de redução das emissões de CO2 de 440 milhões de tCO2.

c) Projeto-piloto de REDD na Transamazônica. Projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia – IPAM na Rodovia Transamazônica, ao longo dos municípios de Pacajá, Anapú e Senador José Perfírio, envolvendo pequenos proprietários de terra privada em uma área de conservação/preservação de 31.745 ha e com potencial de redução das emissões de CO2 de 3.136.953,73 milhões de tCO2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento