Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

The Story Of Cap And Trade///Annie Leonard

Neste filme, Annie Leonard traz á tona a questão do mecanismo de comercialização de permissões para emissão de Gases que provocam o Efeito Estufa, conhecido por "CAP And TRADE";"captura e comercialização".

Critica ferrenha desta argumentação, Annie aponta entre outros pontos, que o mesmo "Sistema" que polui o mundo e que o truxe às atuais inadequadas condições socioambientais , não possui as condições necessárias para oferecer uma solução plausivel para os problemas que nos assolam, como por exemplo as ameaças decorrentes do Aquecimento Global.

O filme argumenta que após inumeros insucessos tais como, "a explosão da bolha da web em 2002";a recente crise dos sub-prime dos EUA que contaminou todo o mundo, agora a "bola da vez" são os direitos de poluir, ou os créditos de carbono e os mecanismos de captura e controle, além do crescente e fortissimo esquema economico-financeiro de comercialização que os cercam.

Ainda na linha da argumentação critica, Leonard alveja fortemente o consumismo exagerado,centrando suas forças no "american way of life", e o coloca como o responsável pela exaustão dos recursos naturais do seu pais e do planeta.
Não deixe de ver, embora esta versão ainda esteja em ingles, a linguagem é perfeitamente clara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento