Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

NYC Carbon Trading Protest

Calling carbon traders "climate traitors," members of the Climate Crisis Coalition and Climate SOS gathered outside the 2nd annual NYC Carbon Trading Summit to demand an end to the market-based trading of greenhouse gas emissions credits and called for just solutions to the climate crisis. The climate justice activists risked arrest to voice their opposition to the financial trading giants at the Summit, including JP Morgan Chase & Goldman Sachs, comparing their carbon trading plans to those that caused the current financial crisis.

Esta semana ocorre em New York o Segundo Encontro Anual De Comercialização de Carbono.

Do lado de fora do evento uma multidão se reuniu para protestar contra a atividade de "Captura e Comercialização do Carbono",mecanismo economico-financeiro conhecido como "Cap & Trade". Atividade financeiramente liderada pelos grandes bancos.

A Alegação central é que esta não é a solução adequada para a questão. "Mas é sim um ambicioso e rico mercado para os banqueiros. Apenas uma elite que se aproveita da situação de caos que está por vir, e que não está preocupada a não ser com os volumosos lucros originados pelas operações de compra e venda.Além de tudo, são os mesmos responsáveis pela atual crise financeira mundial",discursam os manifestantes.

É muito interessante notar a mobilização da sociedade em prol desta questão. Ela não só incorporou que a ameaça do Aquecimento Global traz riscos adicionais e grandes prejuízos á humanidade como um todo, mas também questiona as soluções oferecidas, exigindo caminhos mais permanentes e inclusivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento