Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

PROGRESSO. QUE PROGRESSO??////J. Stiglitz ////OECD

Read this article in english language here.

Leia neste artigo como está sendo defendido um novo olhar sobre a concepção do PIB- Produto Interno Bruto, macro-indicador que mede a riqueza de uma nação.
A abordagem proposta preconiza que "Recursos Naturais" e "Grau de Felicidade das Pessoas" são variáveis que devem ser incorporadas na estrutura do novo modelo, pois representam um importantíssimo contexto até então nunca mensurado e contabilizado.

No gráfico abaixo segue uma visão proporcional de cada país vis-a-vis o seu PIB tal como ele é mensurado hoje.
Tradução LBF

Mapa-Mundi sob a Ótica do PIB Atual.
by Joseph Stiglitz
"A crise economica global tem destinado forte atenção á retomada do Crescimento.Mas o que Crescimento necessáriamente significa?Progresso?
O que pensar sobre fatores como Meio-ambiente e Felicidade que são complementares ao Crescimento? Medir o Progresso real das Nações demanda novos indicadores.Um grande projeto em escala global está sendo desenvolvido, e é sobre isto este artigo."

"Nós democratas temos uma medida muito diferente do que constitui progresso neste país". Estas foram palavras de Barack Obama quando ele aceitou a nomeação do Partido Democrata para concorrer à presidência em agosto de 2008. Muitas décadas antes disso, durante a última Grande Depressão, outro presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, era muito consciente sobre a escassez e limitações das medidas existentes que mediam o progresso material. Pegue o seu discurso do Estado da União em 1934, quando Roosevelt advertiu que "a maioria esmagadora do nosso povo procurar uma maior oportunidade para a humanidade prosperar e encontrar a felicidade. Eles reconhecem que o bem-estar humano não cresceu e não crescerá apenas com o materialismo simples e luxo, mas que ela pode progredir através da integridade, altruísmo, responsabilidade e justiça ... ".

Desenvolver medidas que realmente capturam o progresso é um tema caro ao meu coração e na verdade é o foco da "Comissão de Medição de Desempenho Econômico eo Progresso Social", lançada em 2008 pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e que estou presidindo (ver www.stiglitz -sen-fitoussi.fr). A Comissão é formada por alguns dos grandes pensadores do mundo e pesquisadores, e inclui quatro outros laureados pelo premio Nobel: Kenneth Arrow, James Heckman e Daniel Kahneman, como membros e Amartya Sen como conselheiro.

O trabalho da comissão está intimamente ligado ao Projeto Global sobre a mensuração do progresso das sociedades. Este importante projeto da OCDE revelou-se muito oportuno hoje por conta da atual crise multidisciplinar que o mundo atravessa: econômica, alterações climáticas e as desigualdades globais. Assim os modelos e idéias atuais são compreensivelmente questionados e colocados à prova.
Nos últimos três anos, o Projeto Global foi dirigindo sua atenção para novos conjuntos de indicadores econômicos, sociais e ambientais, numa tentativa de compor um quadro abrangente e apresentar como o nosso mundo está realmente ocorrendo. Este trabalho já está provando ser de valor inestimável para a tarefa da própria Comissão.

PIB no banco dos réus

A Comissão iniciou os estudos em três áreas de investigativas para medir o progresso: primeiro, o PIB e como ele pode ser prorrogado ou modificado; segundo, o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente, e como o desempenho econômico e progresso social dizem respeito a eles, e em terceiro lugar, a qualidade de vida, incluindo métricas para descobrir como as pessoas realmente se sentem sobre suas vidas e seu próprio bem-estar.

Durante 60 anos o produto interno bruto, ou PIB, tem sido o critério pelo qual o mundo tem medido e entendido o seu progresso econômico e social. No entanto, ele não conseguiu capturar alguns dos fatores que fazem a diferença na vida das pessoas e que contribuem para sua felicidade, como segurança, lazer, distribuição de renda e um ambiente limpo, incluindo os tipos de fatores que predizem que o próprio crescimento precisa ser sustentável.

Além disso, há outro problema para resolver que é o gap existente entre as medidas de variáveis tão importantes como o crescimento econômico, inflação, desigualdade e mobilidade social, e percepções do público. A Renda pode aumentar, mas as pessoas se sentem mais pobres, ou a inflação pode cair e ainda assim as pessoas vêem os preços aumentarem em seu comércio local. Esta diferença entre estatísticas e percepções muitas vezes é tão ampla e generalizada, que não pode ser descartada como uma ilusão ou o resultado de histeria pública. E isso contribui para a falta de confiança em quem produz e dependem dessas estatísticas.

O que pode ser feito? Esta é a pergunta diante de Enrico Giovannini, da OCDE e sua equipe, o primeiro dos três grupos de trabalho que criamos.
Para ser justo, o PIB possui pontos fortes como medidas de atividade econômica baseadas em mercado e criação de riqueza, se não ele próprio (PIB) não teria durado tanto tempo. Se a produção está crescendo ou se os gastos com bens e serviços aumentam ou diminuem, o PIB constitui um bom ponto de partida. Trata-se ainda de uma medida aproximada, e o grupo está trabalhando para aprimorá-la. Mas há problemas mais fundamentais. Por exemplo, o PIB não contabiliza o esgotamento dos recursos naturais ou os danos ambientais, mais do contabiliza a depreciação do capital. Medir o progresso deve levar em conta o esgotamento dos recursos naturais.

Outro desafio é encontrar uma melhor forma de medir a distribuição de renda e as disparidades entre ricos e pobres. Uma maneira é através da identificação de renda média: metade de todos os assalariados é superior a essa renda, a outra metade está abaixo dela. Nos EUA onde o PIB per capita aumentou quase continuamente, nos últimos anos, a renda média caiu de forma absoluta, muito menos como uma relação de renda média, o que significa uma abertura mais ampla de renda. Mas medianas são limitadas, pois não revelam o que está acontecendo nos extremos, como os super-ricos ou muito pobres. Nenhum número pode refletir plenamente o que está acontecendo nas nossas sociedades complexas.

Outro problema é como capturar dados referentes ás muitas famílias economicamente ativas que empreendem serviços diários, mas que não aparecem nas contas do país, tais como limpeza, cozinha e puericultura. De fato, um estudo recente realizado na Alemanha e Finlândia, mostrou que a produção doméstica não medida corresponde a entre 30 e 40% do seu PIB.

Quebrando a noz ambiental

Para muitos, é aqui que mensurar o progresso realmente deve fazer a diferença. Todos sabemos que a atividade econômica humana esgota os recursos naturais e gera danos ao nosso frágil meio ambiente, mas os economistas e os governos têm sido lentos em incorporá-las em suas medições. Como podemos gerenciar o meio-ambiente em nossos processos de pensamento normal, modelos e ações? Duas décadas após o chamado Relatório Brundtland, que em 1987 lançou o "desenvolvimento sustentável" como uma meta política, a resposta pode estar perto. Os resultados apresentados em algumas recentes grandes conferências internacionais, como o Fórum Mundial da OCDE em Istambul em junho de 2007 e da conferência da EU -Além do PIB, realizada em novembro daquele ano,forneceu aspectos mais otimistas.

Uma idéia que surgiu a partir desses debates é um quadro ambicioso chamado Sistema Integrado de Contabilidade Ambiental e Econômica. Geoffrey Heal, da Universidade Columbia leva nosso segundo grupo de trabalho para esclarecer esse quadro e quantificar o impacto no bem-estar pessoal nos aspectos qualidade do ar, ruído e espaço físico. Essas características podem ser convertidas em, digamos, uma métrica monetária para mudanças na qualidade do ar? Ou poderia um índice mais geral? Quando a poluição afeta claramente algumas áreas mais do que outros, que tipo de medidas que devemos adotar?

Depois há a questão de medir a sustentabilidade. Os ambientalistas estão preocupados com razão, pois o nosso ambiente natural é frágil, e os padrões de consumo e de produção nos países industriais avançados de hoje não são sustentáveis. Nós não estamos apenas esgotando recursos naturais não renováveis. Em algumas áreas, a perda de espécies, é irreversível e provoca danos ecológicos. Seria possível construir uma medida de "riqueza natural" e avaliar o que está acontecendo com ele?

Estes estão entre os desafios que o nosso segundo grupo de trabalho está se ocupando em resolver.

Qualidade de vida: um novo paradigma?

A maioria das pessoas iria concordar que há mais vida do que apenas acumular capital, mas é improvável que eles concordem sobre a forma de definir “qualidade de vida". Houve muitas tentativas de medir isso, procurando maneiras objetivas de se capturar o que é inerentemente um conceito subjetivo. Recentes avanços em diversas ciências sociais, no entanto, sugeriram que existem formas confiáveis e replicáveis de verificar certos aspectos de bem-estar e qualidade de vida e percepções subjetivas relativas ao fenômeno objetivo, como atividades baseadas em mercado, por exemplo.

O terceiro grupo de trabalho, presidido por Alan Krueger, da Universidade Princeton, está liderando essa busca de métricas das características que dão á vida o seu verdadeiro valor e escolheu quatro abordagens possíveis.

Primeiro, eles saíram para encontrar medidas compostas para a qualidade de vida através da agregação de indicadores objetivos, baseados em experiências pessoais com relação à boa saúde, boa educação, liberdade política e opressão, etc.

Segundo, eles estão descobrindo como as pessoas gastam seu tempo e como e quanto de prazer retiram das coisas que realizam todos os dias. Em teoria, um único critério qualitativo poderia descrever experiências hedonistas. Isso já foi tentado, e utilizado para comparar a França e os EUA, com resultados que mostram que, apesar de maior renda, as mulheres francesas, em particular realmente dedicar mais tempo a atividades prazerosas do que as mulheres americanas fazem.

A terceira abordagem é pedir às pessoas para oferecer um amplo julgamento qualitativo sobre a vida como um todo. Esta abordagem pode gera uma leitura singular, por exemplo, que a metade da América "prospera", enquanto a outra metade "luta". Esta abordagem pode ir além da captação de níveis médios de satisfação de um país para revelar as desigualdades nos níveis de satisfação.

Finalmente, o questionário pede que as pessoas classifiquem (e avaliem) a importância atribuída a fatores como renda equivalente, lazer, saúde, segurança no emprego e assim por diante. Esta renda equivalente “fatora” a abordagem em quanto as pessoas estariam dispostas a pagar por estes ativos não-tangiveis, e assim avança para uma medida mais ampla da qualidade de vida.

O que vem depois?

A Comissão sobre a Medição de Desempenho Econômico e Progresso Social vai entregar seu relatório em abril de 2009 e tenho certeza de que nossas conclusões estimularão um debate proveitoso, tanto intelectual quanto político. Que medida que afeta o que fazemos. Nós nunca vamos ter medidas perfeitas e nós precisamos de medidas diferentes para diferentes fins. Mas nosso trabalho até agora tem mostrado que há espaço considerável para melhorar a nossa ação. Há reformas que podem ser instituídas imediatamente, outras exigirão pesquisas complementares.

Espero também que o projeto global continue em frente, através do reforço da sua rede mundial, trabalhando com centros de pesquisa para o avanço de novas formas de medir o progresso da sociedade e promover este trabalho fundamental, que é tão essencial para os políticos tomadores de decisões e outras partes interessadas, incluindo o público em geral.

A participação de instituições-chave como o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas e da Comissão Européia no projeto, significa que temos uma oportunidade histórica para levar essa agenda vital para a próxima fase e fazer as mudanças reais que precisamos. Através do trabalho da nossa Comissão e do projeto global, estamos contribuindo para este esforço.

Produzir melhor, mais verdadeiras, formas de medir o desempenho econômico, ambiental e social, é um passo fundamental no progresso para a construção de um mundo melhor.

Joseph Stiglitz is a renowned professor, author and the 2001 Nobel laureate in economics.


For the complete declaration issued at Istanbul, 30 June 2007, go to www.oecd.org/oecdworldforum





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento