Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Operação de 1,4 milhões de RCEs Reforça Confiança no Pós 2012.

A empresa World Energy Solutions Inc anunciou na ultima terça-feira que intermediou uma operação de comercialização de crédito de carbono para os próximos 10 anos. A operação deu-se entre um desenvolvedor de projetos chinês uma trader de energia limpa australiana.

A World Energy, com sede fica em Massachusetts/EUA e opera com energia limpa e commodities ambientais informou que foram negociados 1,4 milhões reduções certificadas de emissões (RCEs).

Os detalhes financeiros não foram revelados, mas uma fonte próxima ao acordo revelou que o valor estabelecido por cada RCE ficou em torno de 8 dólares americanos.

A COzero, empresa australiana de energia limpa e créditos de carbono foi quem adquiriu os créditos da chinesa B-Road International Development,desenvolvedora do projeto na China.

Sendo uma operação que se realizará dentro de 10 anos, incluirá RCEs que deverão ser gerados antes e depois do Protocolo de Kyoto ter expirado em 2012.
"O acordo mostra um fortalecimento da idéia e confiança de que haverá um mercado sólido de carbono depois de 2012," afirma Kenneth Ivanic,vice-presidente de mercados ambientais da World Energy.

Os créditos de carbono serão gerados a partir de dois projetos distintos; um de captação do gás metano gerado pelo armazenamento de dejetos de suínos e outro pela mudança da matriz energética, substituindo a queima de carvão mineral por gás natural.

Delegados de cerca de 190 países se reunirão em Copenhague em dezembro, numa tentativa de estender ou substituir o Protocolo de Kyoto, apesar de países ricos e pobres permanecerem ainda em um impasse sobre como compartilhar o fardo do combate às alterações climáticas.

A World Energy opera na World Greem Exchange, sistema de comercialização que se apresenta como um dos maiores mercados de carbono primário, negociando em regime de bolsa.

As RCEs, os Créditos de Carbono Voluntários (VERs), e as conhecidas GHG Allowances que giram no ambito da RGGI-Regional Greenhouse Gas Initiative (um organismo que cobre um grupo de 10 estados localizados na costa nordeste dos EUA e que regula as emissões de carbono das usinas de energia locais) têm sido transacionadas neste ambiente.

(Por Timothy Gardner;Tradução:LBF)
Fonte: Forbes-NY/Reuters

Link da World Green Exchange:
http://www.worldenergy.com/world-green-exchange/green-exchange.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento