Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

NÃO HAVERÁ UM ACORDO GLOBAL SOBRE O CLIMA EM COPENHAGEN

LIDERES MUNDIAIS DECIDEM POSTERGAR ACORDO GLOBAL SOBRE O CLIMA
NY Times,November 15, 2009
By HELENE COOPER
tradução LBF


Os presidentes das nações reunidas na APEC – Ásia –Pacific Economic Cooperation Summit, decidiram hoje em Cingapura que vão adiar a difícil tarefa de consolidar um acordo global sobre a questão climática. Tema central e desejado pelo mundo todo para que viesse a acontecer na Conferencia das Partes, COP 15 , em dezembro próximo em Copenhagen.

A noticia foi anunciada, por Obama e diversos outros líderes,inclusive por Lokke Lars Rasmussen, primeiro-ministro da Dinamarca e presidente da conferência sobre o clima, que complementou afirmando que além da postergação o tema seria possivelmente retomado na próxima reunião de cúpula que acontecerá na Cidade do México. Com isto não se perderia todo o esforço realizado até agora e principalmente tudo aquilo que se abordará e se discutirá em Copenhagen.

“Houve um consenso por parte dos líderes e concluiu-se que o período de 22 dias compreendido entre hoje e a COP 15 é impossível para que se estabeleça qualquer acordo internacional sobre esta questão”,disse Michael Froman, o assessor de segurança nacional (EUA) para assuntos econômicos internacionais.
Complementou ainda: "Eu não acredito que as negociações até hoje tenham decorrido de forma a insinuar que qualquer um dos líderes acreditasse que fosse possível alcançar um acordo final em Copenhaguen, e ainda penso que Copenhagen será um importante passo dado á frente, representando desdobramentos já operacionais "

Principais Causas
Incapacidade do congresso dos EUA em promulgar uma legislação climática que estabeleça metas obrigatórias de redução dos gases que provocam o efeito estufa.
Sem este compromisso por parte dos EUA, as outras nações estão relutantes em apresentar suas promessas de redução.

Pior ainda
Funcionários do governo norte-americano apontam que isto talvez ocorra apenas no segundo semestre de 2010.

Leia o artigo na íntegra:
http://www.nytimes.com/2009/11/15/world/asia/15prexy.html?_r=1&th&emc=th



THE GUARDIAN///UK
ESPERANÇAS POR UM ACORDO CLIMÁTICO EM COPENHAGEN DESAPARECEM APÓS DECLARAÇÃO DE OBAMA

Jonathan Watts, Asia environment correspondent, and agencies guardian.co.uk, Sunday 15 November 2009 12.05 GMT
Tradução:LBF


Obama admite que o tempo é escasso e opta por um processo de 2 estágios,atrasando o pacto global do clima até 2010, no minimo.

Obama apóia o plano dinamarquês para salvar alguma coisa do encontro de Copenhagen. O plano indica para o consenso de um grande acordo político que prepare o terreno visando estabelecimento uma nova data para que os países apresentem suas metas de redução, níveis de financiamento e verificação de seus compromissos. Recomenda: “...não deixem que o ótimo seja o inimigo do bom”, no sentido de que deseja realismo para a abordagem nas próximas reuniões.

O fato de postergar a decisão sobre o acordo global daria fôlego á Obama para que buscasse aprovação da legislação junto ao congresso dos EUA.

Decididamente as questões sobre metas de redução, financiamento e transferência de tecnologia não serão temas concluídos na Dinamarca, segundo o informe.

O posicionamento da China em relação à postergação, ainda não é claro até o momento. Mas líderes de outras nações dizem que não há outra escolha.

A continuidade do processo de discussão já era algo esperado por conta do posicionamento de diversos líderes de nações, que apontavam desentendimento sobre a questão das metas de redução.

Mas a demora em uma definição traz grande frustração àqueles que sentem que o tempo está esgotando-se para evitar níveis calamitosos das alterações climáticas.

Leia o artigo na íntegra:
http://www.guardian.co.uk/environment/2009/nov/15/obama-copenhagen-emissions-targets-climate-change/print



LE MONDE
A PESPECTIVA DE UM ACORDO SOBRE O CLIMA SE DISTANCIA

LEMONDE.FR à AFP 15.11.09 11:33
Tradução LBF


Não seria "irreal" acreditar que um "acordo político em nível internacional possa ser negociado entre agora e Copenhagen, que acontecerá em 22 dias". A mensagem do assessor especial de Barack Obama para Assuntos Internacionais, Michael Froman, não foi nada otimista, domingo, no final da cúpula Ásia-Pacífico, em Cingapura.

Cingapura foi a última grande reunião internacional antes da cúpula sobre o aquecimento global em Copenhague, que ocorre de 7 a 18 de dezembro.
Neste cenário foi apresentado por países da zona Ásia-Pacifico um projeto que previa inicialmente reduções de 50% das emissões de GEE, mas ao final do encontro o projeto foi removido da carta- comunicado final.

Os chefes de Estado presentes em Cingapura - incluindo a Barack Obama - também concordam que a reunião de Copenhagen não resultará em um novo tratado global contra o aquecimento global.

A diplomacia norte-americana, no entanto, sugere que deseja alcançar progressos em Copenhagen, optando por uma de estratégia em que contempla duas fases.

1- No início de dezembro, desejam chegar a um acordo politico entre os 191 países em um quadro de negociação, o que inclui uma seção sobre o financiamento da luta contra o aquecimento global.

2- A discussão de um acordo vinculativo para reduzir as emissões de carbono seria adiada indefinidamente

Leia o artigo na íntegra:
http://www.lemonde.fr/planete/article/2009/11/15/la-perspective-d-un-accord-sur-le-climat-s-eloigne_1267420_3244.html#ens_id=1234881


EL PAÍS
EE UU y CHINA HACEN FRACASAR COPENHAGUE

Los dos países más contaminantes no logran sellar un acuerdo para la cumbre del cambio climático.

ANTONIO CAÑO Singapur - (ENVIADO ESPECIAL) - 15/11/2009

Estados Unidos y China, los mayores contaminantes del mundo, han hecho oficial el fracaso de la conferencia del clima que se celebrará el mes próximo en Copenhague. Los líderes de ambos países, apoyados por algunas de las principales naciones emergentes del mundo, han comunicado este domingo en Singapur al Gobierno de Dinamarca que no será posible conseguir en esa ocasión un acuerdo vinculante que permita la reducción de emisiones de dióxido de carbono.

En su lugar, se intentará lo que se ha llamado retóricamente acuerdo en dos etapas, y que, en realidad, consiste en hacer en Copenhague una mera declaración de intenciones, pero se postergarán los compromisos obligatorios para un momento posterior, quizá para otra conferencia que debe de celebrarse el próximo año en México(...)

Leia o artigo na íntegra:
http://www.elpais.com/articulo/internacional/EE/UU/China/hacen/fracasar/Copenhague/elpepuint/20091115elpepuint_8/Tes?print=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento