Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Apagão e Maquiavel

por Laércio Bruno Filho
Mais de 60 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica.
Hospitais, Escolas, Centros de Armazenamento e Distribuição de Alimentos, Aeroportos, Portos, Estradas e Ferrovias, Empresas, Datacenters, Vias de Transnporte, todos sofreram com o apagão. Durante 2, 5 horas á noite no Sul, Sudeste, Centro-oeste e parte do Nordeste faltou energia eletrica
O que provocou ninguém sabe.Claro. Muito cedo ainda!!!
Monitoramento?On line real-time?...O Ministro de Minas e Energia diz que em breve tudo se esclarecerá.

Logo surgirão as causas e os numeros referentes ao prejuízo.

Imaginem se o apagão ocorre durante os mega-eventos esportivos;Copa do Mundo e Olimpíadas; com o país repleto de turistas.

Com a probabilidade de forte crescimento economico e ascenção ao status de nação desenvolvida, aumentará também o empenho exercido por forças contrárias. Os gestores das facilidades publicas devem se preparar com planos de contingência muito bem estruturados, pois o cenário será muito mais sofisticado.


Não que seja novidade
Os estrategistas do poder devem reabrir o livro "O Principe" ,do sempre atual Maquiavel, recém guardado no criado-mudo. E procurar o capitulo que versa sobre tais assuntos.

CAPÍTULO XVIII
"Necessitando um príncipe, pois, saber bem empregar o animal, deve deste tomar como modelos a raposa e o leão, eis que este (o Leão)não se defende dos laços e aquela ( a Raposa) não tem defesa contra os lobos. É preciso,portanto, ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos. Aqueles que agem apenas como o leão, não conhecem a sua arte. " (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento