Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Climate Change Seen as Threat to U.S. Security

As Mudanças do clima agora representam ameaças aos EUA.

Estariam os EUA já se preparando militarmente para as grandes mudanças geoeconomicas resultantes do aquecimento global que nosso planeta sofrerá nas próximas décadas? Pode estar muito certo que sim. Agencias de inteligencia norte-americanas já há muito estudam tais possibilidades, desde o inicio da era Bush (W), que foi o governo que mais do que todos outros relegou a segundo plano o aquecimento global.


Estudos divulgados pelo IPCC - International Panel on Climate Change , há anos já apontavam para o aumento da temperatura e suas drásticas consequencias, caso não haja uma substancial mudança comportamental por parte dos países mais desenvolvidos.


Uma destas consequencias , talvez uma das mais graves, será o deslocamento de grandes massas populacionais, nações inteiras, cruzando países e continentes a procura de alimento e água ou abrigo para se proteger de calor intenso ou tempestades devastadoras.

Diante disso, os EUA já planejam em como proteger a si e sua zona de influencia/interesse, seja através de presença fisica, seja de "ações indiretas com resultados diretos".
Seria o sinal de uma nova politica intervencionista?
Acesse o site: http://www.nytimes.com/2009/08/09/science/earth/09climate.html?th&emc=th e leia o artigo de John m. Brooder na integra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento